Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Remédios - riscos da automedicação

Uma pesquisa científica desenvolvida em Belo Horizonte pela clínica de check up médico BH Check Up revelou um dado preocupante. Segundo o estudo, cerca de 40% dos executivos de Minas Gerais fazem uso constante de medicamentos sem orientação médica.

A principal razão atribuída pelos profissionais para esse comportamento é o dia-a-dia atribulado e a falta de tempo, que os impede de procurar um consultório médico. O resultado da pesquisa é grave, porque mostra que, além de estarem expostos a um cotidiano estressante e sofrerem com doenças decorrentes da estafa, os executivos mineiros estão tratando esses sintomas de forma equivocada e perigosa.

Ao invés do médico, balconistas de farmácias, amigos, familiares e conhecidos indicam medicamentos e soluções milagrosas para as mais diversas doenças. Na maioria das vezes, o usuário desconhece ou desrespeita as indicações de armazenagem e dosagem dos medicamentos. Além disso, quem recorre à automedicação não sabe identificar ou não fica atento a possíveis efeitos colaterais do produto. Apenas o médico sabe definir se o paciente poderá apresentar alguma reação alérgica a determinada droga e qual é a dosagem indicada para cada pessoa.

RISCOS ALTOS

Dosagens superiores à recomendada ou o uso simultâneo de dois ou mais remédios podem sobrecarregar o organismo e causar problemas em órgãos como o fígado, os rins e o coração. Mesmo medicamentos considerados corriqueiros, como a aspirina, podem provocar gastrites ou alergias se usados em excesso ou de forma incorreta. Antibióticos inadequados podem causar efeitos ainda mais devastadores.

Percebemos que redutores de colesterol, analgésicos, tranquilizantes, antidepressivos, controladores de apetite, antiácidos, antiinflamatórios e anti-hipertensivos são alguns dos medicamentos mais utilizados por executivos, sem orientação médica. É importante ressaltar que alguns desses medicamentos podem, inclusive, causar dependência. Esses remédios são utilizados para tratar males comuns entre esses profissionais, como ansiedade, depressão, estafa, colesterol elevado, fadiga, dor muscular, dor de cabeça, gripes, azia, hipertensão. Problemas que, em geral, podem ser evitados com a adoção de um estilo de vida mais saudável, boa alimentação e prática de exercícios físicos regulares.

Além do tratamento de sintomas, a automedicação costuma ser usada para manter os profissionais alertas ou transmitir a sensação de disposição e bem-estar. Essa idéia pode levar ao consumo abusivo de vitaminas, que também é uma prática preocupante e comum entre os executivos. Suplementos vitamínicos são desnecessários para a maioria das pessoas, já que uma dieta balanceada já supre as necessidades diárias de vitaminas do indivíduo, não havendo a necessidade de complementação.

Manter espaço no dia-a-dia para atividades fundamentais, como o descanso, boa alimentação, exercícios físicos e lazer, podem contribuir para evitar grande parte das doenças relacionadas ao estresse. Os profissionais também devem encontrar um espaço na agenda para consultar um médico periodicamente e realizar exames de rotina. A automedicação é perigosa e ninguém gosta de tomar remédio. Por isso, é sempre bom lembrar: medicamentos devem sempre ser tomados com orientação médica e pelo menor tempo possível.

Fonte: Interface Comunicação Empresarial
Jornalista Andréa Guimarães - andrea@interfacecomunicacao.com.br
Telefone: (31) 3275-1087/3342-3668/9975-1377


Leitura adicional:
Gastrite
Alergia - Tipos de Alergias



Saúde

Item Ansiedade - Tipos

Item Transtornos de ansiedade - Sintomas

Item Tratamento de transtornos de ansiedade - Medicamentos e psicoterapia

Item Dependência Química - Perigos e Tratamento

Item Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças

Item Dores na coluna - Raquialgia

Item Problemas na coluna

Item Saúde do homem

Item Tratamento da coluna - hérnia de disco, artrose

Item Fisioterapia Íntima

Item Laser na Medicina - Oftalmologia, urologia, cálculos no rim

Item Endoscopia - Cápsula revoluciona o exame do esôfago

Item Qi Gong - terapia corporal

Item Urologia - Vasectomia, câncer de próstata, pedra rins, infertilidade

Item Dor nas costas

Item Meditação contra Vícios e Ansiedade

Item Hidroginástica para a Coluna

Item Geriatria Preventiva

Item Hidratação - Hidratar é preciso! Mas quanto?

Item Reforce seu Sistema Imune

Item Cuidados para os pés

Item Vigorexia

Item Depressão

Item Longevidade Saudável

Item Alergia - Estilo de Vida e Doenças Alérgicas

Item Beber Água - Chá verde e Água de Coco

Item Crianças à beira de um ataque de nervos

Item Tensão Pré-Vestibular

Item Sono Tranquilo

Item Olhos vermelhos, olhos seco, toxoplasmose

Item Estresse e Memória

Item Fitoterapia e plantas medicinais

Item Horário de Verão

Item Shiatsu e seus Benefícios

Item Cromoterapia

Item Dicas de Verão

Item Stress e saúde

Item Aromaterapia - Repelente Natural

Item Álcool - enxaqueca, mal-estar, pancreatite, náusea, vômitos

Item Cuidados com as Lentes de Contato

Item Remédios - riscos da automedicação

Item Aquecedores - Uso e cuidados com a saúde


Saúde Esportiva - © 2007-2018 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato