Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Tratamento de transtornos de ansiedade - Medicamentos e psicoterapia

A maioria dos tipos de transtornos de ansiedade pode ser tratada com medicamentos ou psicoterapia. Para algumas pessoas, uma combinação de medicamentos e psicoterapia pode ser a melhor opção de tratamento.

Antidepressivos no tratamento dos transtornos de ansiedade

Os antidepressivos são mais comumente receitados para tratamentos de síndrome do pânico e transtorno de ansiedade generalizada. Para todos os tipos de antidepressivos, o paciente deve tomar doses regulares por pelo menos três a quatro semanas, algumas vezes por mais tempo, até obter todos os benefícios. Ele deve continuar tomando o medicamento pelo tempo especificado pelo médico, mesmo que se sinta melhor, para prevenir o retorno da ansiedade.

A interrupção da medicação deve ser feita sob supervisão médica. Antidepressivos devem ser interrompidos gradualmente para dar ao corpo tempo de se ajustar. Algumas pessoas podem precisar do medicamento por período de tempo mais longo.

Os efeitos colaterais mais comuns dos antidepressivos incluem dor de cabeça, náusea, insônia, nervosismo, agitação, e problemas sexuais. Freqüentemente, esses efeitos colaterais são leves e temporários. Porém, qualquer reação incomum ou efeitos colaterais que interfiram com as atividades normais devem ser relatados imediatamente ao médico.

Benzodiazepinas no tratamento de transtornos de ansiedade

Benzodiazepinas são um tipo de medicamento algumas vezes usado no tratamento de transtornos de ansiedade. Benzodiazepinas incluem clonazepam, utilizado para tratamento de fobia social e transtorno de ansiedade generalizada; lorazepam, para síndrome do pânico; e alprazolam, para síndrome do pânico e transtorno de ansiedade generalizada.

Buspirona é um ansiolítico usado para tratamento de transtorno de ansiedade generalizada. Porém, diferente das benzodiazepinas, leva duas semanas para começar a ter efeito.

Benzodiazepinas podem tornar o paciente dependente, de modo que devem ser usadas com cautela. Desta forma, devem ser utilizadas somente por um período limitado de tempo.

Os efeitos colaterais mais comuns das benzodiazepinas são tontura e sonolência. Outros possíveis efeitos colaterais incluem estômago irritado, visão turva, dor de cabeça, confusão, e pesadelos. Em idosos, também elevam o risco de queda e podem ocasionar problemas de memória.

Psicoterapia no tratamento de transtornos de ansiedade

A psicoterapia envolve conversar com um psicólogo ou psiquiatra para descobrir o que casou o transtorno de ansiedade e como lidar com seus sintomas.

Terapia cognitivo-comportamental

Um tipo de psicoterapia chamada terapia cognitivo-comportamental é muito útil no tratamento de transtornos de ansiedade. A parte cognitiva ajuda o paciente a mudar os padrões de pensamentos que dão suporte aos seus medos, e a parte comportamental ajuda a alterar a forma como reage a situações que provocam ansiedade.

Por exemplo, pessoas com transtorno obsessivo compulsivo (TOC) que tem medo de sujeira e germes são encorajadas a ter as mãos sujas por períodos progressivamente maiores de tempo antes de lavá-las. A terapia ajuda a pessoa a lidar com a ansiedade que a espera produz. Depois que os exercícios for repetido por várias vezes, a ansiedade pode diminuir.

Terapia cognitivo-comportamental pode ajudar pessoas com fobia social a superar a crença que os outros a estão observando e julgando. Quando a pessoa estiver pronta para confrontar seus medos, são mostradas como usar técnicas de exposição para diminuir a ansiedade em situações que a provocam.

Por exemplo, pessoas com fobia social podem ser encorajadas a gastar tempo em situações sociais temidas e fazer pequenas mancadas sociais e observar como as pessoas reagem. Uma vez que a resposta é geralmente muito menos severa do que a pessoa teme, a ansiedade deve diminuir.

Pessoas com transtorno pós-traumático podem ser ajudadas ao recriar o evento traumático em um ambiente seguro, o que ajuda a reduzir o medo que ele produz. Terapia cognitivo-comportamental também ensina respiração profunda e outros tipos de exercícios para aliviar a ansiedade e encorajar o relaxamento.

Terapia comportamental baseada em exposição

Essa terapia é usada para tratar fobias específicas. A pessoa gradualmente encontra o objeto ou situação temida, provavelmente somente através de fotos e filmes no começo, e então face a face. Freqüentemente o terapeuta acompanha o paciente na situação temida para dar suporte e orientação.

Créditos:
Tradução: © 2012, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH SeniorHealth



Saúde

Item Ansiedade - Tipos

Item Transtornos de ansiedade - Sintomas

Item Tratamento de transtornos de ansiedade - Medicamentos e psicoterapia

Item Dependência Química - Perigos e Tratamento

Item Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças

Item Dores na coluna - Raquialgia

Item Problemas na coluna

Item Saúde do homem

Item Tratamento da coluna - hérnia de disco, artrose

Item Fisioterapia Íntima

Item Laser na Medicina - Oftalmologia, urologia, cálculos no rim

Item Endoscopia - Cápsula revoluciona o exame do esôfago

Item Qi Gong - terapia corporal

Item Urologia - Vasectomia, câncer de próstata, pedra rins, infertilidade

Item Dor nas costas

Item Meditação contra Vícios e Ansiedade

Item Hidroginástica para a Coluna

Item Geriatria Preventiva

Item Hidratação - Hidratar é preciso! Mas quanto?

Item Reforce seu Sistema Imune

Item Cuidados para os pés

Item Vigorexia

Item Depressão

Item Longevidade Saudável

Item Alergia - Estilo de Vida e Doenças Alérgicas

Item Beber Água - Chá verde e Água de Coco

Item Crianças à beira de um ataque de nervos

Item Tensão Pré-Vestibular

Item Sono Tranquilo

Item Olhos vermelhos, olhos seco, toxoplasmose

Item Estresse e Memória

Item Fitoterapia e plantas medicinais

Item Horário de Verão

Item Shiatsu e seus Benefícios

Item Cromoterapia

Item Dicas de Verão

Item Stress e saúde

Item Aromaterapia - Repelente Natural

Item Álcool - enxaqueca, mal-estar, pancreatite, náusea, vômitos

Item Cuidados com as Lentes de Contato

Item Remédios - riscos da automedicação

Item Aquecedores - Uso e cuidados com a saúde


Saúde Esportiva - © 2007-2018 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato