Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Urologia - Vasectomia, câncer de próstata, pedra nos rins, infertilidade masculina

Segundo o coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB), o urologista, Rômulo Maroccolo, os homens ainda conhecem muito pouco de seu corpo e de suas funções. “Não sabem, por exemplo, para que serve a próstata, nem onde fica”, comenta o médico. Para esclarecer essa e outras dúvidas, Maroccolo recomenda visitas ao médico urologista, pelo menos uma vez por ano a partir dos 50 anos e para os homens com familiares diretos (pai, irmão) com histórico de câncer de próstata, o exame prostático anual deve começar aos 40 anos de idade. Assim como as mulheres, devem fazer exames para acompanhamento do estado de saúde e prevenção de doenças.

Embora a população brasilense de alta renda priorize serviços de saúde da rede privada, o HUB se destaca com um serviço de excelência na área de urologia e oferece equipamentos de ponta em diagnóstico e tratamento. Pessoas que tiverem convênio também podem procurar o hospital.

Veja só:

VASECTOMIA – A vasectomia é realizada em jovens a partir de 25 anos e com pelo menos dois filhos. Com a Lei 9263/96, do governo Fernando Henrique Cardoso, o SUS passou a oferecer esse tipo de procedimento, antes proibido no Brasil. “Mas, o país ainda faz poucas cirurgias de vasectomia comparado à Europa, onde a vasectomia é o principal método de esterilização cirúrgica definitiva”, comenta o médico.

Segundo Maroccolo, a vasectomia é o método mais indicado de contracepção para o casal que já definiu o número de filhos desejado. “O homem não sofre efeitos colaterais, como a mulher que faz laqueadura. O procedimento consiste apenas na interrupção do fluxo de espermatozóides no ducto deferente, assim passa somente o sêmen e a mulher não engravida”, explica o urologista. A cirurgia dura cerca de 20 minutos e é feita com anestesia local. O índice de complicações é muito baixo. O HUB realiza cerca de 30 procedimentos como esse por mês.
Em geral, os homens que buscam a técnica procuram o hospital a pedido da esposa, que não quer ter mais filhos e não pode tomar anticoncepcional.

Os interessados em fazer a vasectomia devem fazer uma consulta, realizar exames pré-operatórios e entrar na lista de espera. O paciente deve ter a cópia da certidão de nascimento dos filhos e levar a esposa para assinar um termo de consentimento do cônjuge.

REVERSÃO DE VASECTOMIA - Os casos de reversão dessa cirurgia acontecem principalmente porque o homem casa-se pela segunda vez com uma mulher jovem e sem filhos. E mais raramente por morte de algum descendente e outras causas. “Alguns homens receiam fazer a cirurgia por ainda associar a vasectomia à perda da masculinidade”, diz Maroccolo. Mas, segundo ele, uma coisa não tem nada a ver com a outra. “A vasectomia não implica na perda da ereção e muito menos da libido”, acrescenta.

PEDRA NOS RINS – Nos homens, a doença é três vezes mais comum que nas mulheres. Entre as causas, estão a predisposição genética, o sedentarismo, a baixa ingestão de água, a alimentação com excesso de proteínas e as alterações morfológicas no trato urinário. Em Brasília, por conta do clima seco, os cálculos renais (litíase urinária) são muito freqüentes. Os principais sintomas são dor lombar (nas costas) intensa, sangramento na urina, infecção ou entupimento do ureter. No HUB, para diagnosticar a litíase urinária é realizado um ultrassom e uma radiografia do abdômen.

Outro equipamento utilizado no tratamento da litíase é o aparelho de litotripsia extracorpórea Dornier Doli-S. O aparelho destrói a pedra no rim com ondas de choque, sem anestesia ou qualquer corte. O efeito só é conseguido se a pedra tiver até dois centímetros. O paciente elimina a pedra destruída pela urina em até dois dias. De acordo com Maroccolo, o equipamento, que custou cerca de R$ 2 milhões, é um dos melhores do mundo e no Centro-Oeste, está disponível apenas no HUB. Todos os meses, cerca de 60 a 80 procedimentos como esse acontecem no hospital. Caso a pedra seja maior que 2 centímetros, o paciente deve ser submetido a uma cirurgia.

CÂNCER DE PRÓSTATA – Os casos de câncer também são diagnosticados e tratados no serviço de Urologia do HUB. Lá, são realizados o exame de toque e o PSA (antígeno prostático específico), exame de sangue muito importante no diagnóstico de doenças da próstata. Os homens com histórias de câncer na família devem procurar o urologista todos os anos a partir dos 40 anos e caso não tenha a doença entre parentes, depois dos 50 anos. Em geral, os sintomas da doença só aparecem quando o câncer está avançado, por isso é importante visitar o médico a partir desta idade, mesmo sem apresentar sintomas. No HUB, a cirurgia para retirada do tumor é feita por videolaparoscopia e apresenta grandes chances de cura se o paciente for operado precocemente. No ano de 2004, foram realizadas mais de 50 cirurgias como essa.

INFERTILIDADE MASCULINA – A varicocele (varizes escrotais) é um problema muito comum entre os homens e pode ser responsável por até 40% dos problemas de fertilidade no sexo masculino. Em geral, não apresenta sintomas, mas ocasionalmente pode causar dor e desconforto no local. No HUB, realiza-se a cirurgia para retirada das varizes, inclusive com auxílio de microscópio cirúrgico.

MITOS – Os profissionais da saúde da área urológica lidam freqüentemente com questões delicadas, pois enfrentam muitas crenças por parte dos pacientes com relação à sexualidade. “Nós ainda vivemos a cultura do Príapos, da antigüidade grega, que relaciona a masculinidade exclusivamente com a ereção do pênis”, explica Maroccolo. Mas, segundo o médico, é preciso desvencilhar-se desses mitos para que o homem possa cuidar corretamente de sua saúde sem medo de perder sua masculinidade. Essas são algumas das “confusões” sobre a questão:

* Vasectomia não interfere na ereção, nem na libido.

* A próstata, órgão que produz os espermatozóides não fica no ânus. Apenas o exame que diagnostica o câncer nesse órgão é feito pelo toque retal.

* O exame de próstata geralmente não é doloroso, exceto quando há inflamação ou infecção na glândula

* As drogas para disfunção erétil não interferem na libido. Elas apenas facilitam a irrigação sangüínea do pênis.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UnB

DICA (Por Marília Fernandes)
Homens possuem, naturalmente, em sua composição corporal mais tecido muscular do que as mulheres e, por isso, precisam de uma dieta diferenciada com mais calorias e nutrientes como zinco, magnésio e cromo.


Leitura adicional:
Alongamento peniano - Tamanho do pênis - Cirurgias para aumento do pênis
Cirugia de Vasectomia
Próstata e alimentação - Problemas, doenças, prostatite, câncer
Infertilidade masculina e feminina



Saúde

Item Ansiedade - Tipos

Item Transtornos de ansiedade - Sintomas

Item Tratamento de transtornos de ansiedade - Medicamentos e psicoterapia

Item Dependência Química - Perigos e Tratamento

Item Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças

Item Dores na coluna - Raquialgia

Item Problemas na coluna

Item Saúde do homem

Item Tratamento da coluna - hérnia de disco, artrose

Item Fisioterapia Íntima

Item Laser na Medicina - Oftalmologia, urologia, cálculos no rim

Item Endoscopia - Cápsula revoluciona o exame do esôfago

Item Qi Gong - terapia corporal

Item Urologia - Vasectomia, câncer de próstata, pedra rins, infertilidade

Item Dor nas costas

Item Meditação contra Vícios e Ansiedade

Item Hidroginástica para a Coluna

Item Geriatria Preventiva

Item Hidratação - Hidratar é preciso! Mas quanto?

Item Reforce seu Sistema Imune

Item Cuidados para os pés

Item Vigorexia

Item Depressão

Item Longevidade Saudável

Item Alergia - Estilo de Vida e Doenças Alérgicas

Item Beber Água - Chá verde e Água de Coco

Item Crianças à beira de um ataque de nervos

Item Tensão Pré-Vestibular

Item Sono Tranquilo

Item Olhos vermelhos, olhos seco, toxoplasmose

Item Estresse e Memória

Item Fitoterapia e plantas medicinais

Item Horário de Verão

Item Shiatsu e seus Benefícios

Item Cromoterapia

Item Dicas de Verão

Item Stress e saúde

Item Aromaterapia - Repelente Natural

Item Álcool - enxaqueca, mal-estar, pancreatite, náusea, vômitos

Item Cuidados com as Lentes de Contato

Item Remédios - riscos da automedicação

Item Aquecedores - Uso e cuidados com a saúde


Saúde Esportiva - © 2007-2018 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato