Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Olhos vermelhos, olhos seco, toxoplasmose

Se o olho é a janela da alma, pode-se dizer que o fundo do olho é o espelho do organismo. Por meio de um exame detalhado da retina, um oftalmologista é capaz de identificar doenças sistêmicas do corpo humano e alterações no metabolismo. Problemas vasculares, diabetes, hipertensão, tromboses, doenças reumáticas, tumores do olho e de origem (metástase) de outros órgãos, tumores intracranianos e até mesmo o vírus da AIDS podem manifestar-se, primeiramente, no olho.

Uma dorzinha no olho ou sisplesmente um discreto embaçamento visual podem ser sinal de problemas maiores e não devem ser desconsiderados. Existem exames, como o mapeamento da retina, onde o fundo do olho e suas estruturas são avaliados. O fundo do olho é o único local do corpo humano onde é possível examinar diretamente, sem métodos invasivos, o nervo óptico, a retina e vasos.

"Por este motivo é possível diagnosticar e acompanhar a evolução de doenças sistêmicas como hipertensão arterial, diabetes, doenças reumáticas, doenças neurológicas, doenças hematológicas e qualquer outra doença que resulte da alteração vascular, sangüínea ou dos nervos. Além disso, podemos detectar qualquer outra doença do próprio olho", explica o oftalmologista, Sérgio Kniggendorf, especialista em retina.

OLHO SECO: SINAL DE ALERTA PARA A TERCEIRA IDADE

Muitas vezes, num exame de rotina, o próprio oftalmologista pode encaminhar o paciente para outras especialidades médicas que estão relacionadas à visão. A médica Maria Lúcia Caetano Rios já detectou em pacientes doenças pouco comuns como a Síndrome de Sjogren, doença crônica reumática, após diagnosticar o ressecamento da superfície do olho de um paciente.

Apesar de comum em regiões de clima seco, como o Centro-Oeste, a Síndrome do Olho Seco - dificuldade de produção ou a má qualidade da lágrima - também pode ser sinal de outros males como artrite e lupus.

"Esse tipo de problema é mais comum em paciente na faixa etária de 65 anos. Portanto, é importante estar alerta aos sinais de queimação, ardência, coceira, sensibilidade a luz e sensação de corpo estranho nos olhos", explica a médica.

Um bom exame e diagnóstico precoce pode classificar tipo do olho seco que vai determinar o tratatamento correto que varia de simples lágrimas artificiais até cirurgias para o fechamento do ponto lacrimal.

TOXOPLASMOSE É A MAIOR CAUSA DE UVEÍTE

Olhos vermelhos, dores, aversão à luz e visão borrada podem ser sintomas de uma doença pouco conhecida, mas nem um pouco rara: a uveíte. As causas desta doença que afeta a chamada úvea - camada do olho sobre aqual se aplica a retina - vão desde um traumatismo do olho a doenças sistêmicas como: vírus HIV, doenças metabólicas, artrite reumática. No entanto, a mais comum surge em conseqüência da toxoplasmose, doença contraída por meio de fezes e urina de animais domésticos. Estima-se que 25% da população mundial seja positiva para toxoplasmose.

"As pessoas que têm toxoplasmose podem desenvolver a Uveite de um dia para o outro ou simplesmente vão percebendo um embaçamento progressivo da visão. Nesses casos o importante é um diagnóstico precoce e preciso da doença", afirma a oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Andréa Cavaleiros, especialista em infecções da Úvea.

Existem vários tipos de uveíte mas na maioria dos casos, se controlada a tempo, não deixa seqüelas. A inflamação pode ocorrer na parte anterior do olho, na íris (irite); no meio do olho envolvendo o corpo ciliar (ciclite); ou na parte de trás do olho afetando a coróide (coroidite).

A inflamação na úvea pode, inclusive, indicar que outras áreas do organismo precisam de atenção e os resultados do tratamento estão diretamente relacionados à gravidade da doença que a desencadeou e muitas vezes pode envolver outras especialidades médicas.

Fonte: Capta Comunicação e Promoções
Martha Mendes / Karina Kovalick
Tel: (61) 322-4749 / 274-1146
Cel: (61) 9267-5671 / 9967-4221


Leitura adicional:
Glaucoma - 2a causa de cegueira
Conjuntivite viral, alérgica, bacteriana
Miopia



Saúde

Item Ansiedade - Tipos

Item Transtornos de ansiedade - Sintomas

Item Tratamento de transtornos de ansiedade - Medicamentos e psicoterapia

Item Dependência Química - Perigos e Tratamento

Item Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças

Item Dores na coluna - Raquialgia

Item Problemas na coluna

Item Saúde do homem

Item Tratamento da coluna - hérnia de disco, artrose

Item Fisioterapia Íntima

Item Laser na Medicina - Oftalmologia, urologia, cálculos no rim

Item Endoscopia - Cápsula revoluciona o exame do esôfago

Item Qi Gong - terapia corporal

Item Urologia - Vasectomia, câncer de próstata, pedra rins, infertilidade

Item Dor nas costas

Item Meditação contra Vícios e Ansiedade

Item Hidroginástica para a Coluna

Item Geriatria Preventiva

Item Hidratação - Hidratar é preciso! Mas quanto?

Item Reforce seu Sistema Imune

Item Cuidados para os pés

Item Vigorexia

Item Depressão

Item Longevidade Saudável

Item Alergia - Estilo de Vida e Doenças Alérgicas

Item Beber Água - Chá verde e Água de Coco

Item Crianças à beira de um ataque de nervos

Item Tensão Pré-Vestibular

Item Sono Tranquilo

Item Olhos vermelhos, olhos seco, toxoplasmose

Item Estresse e Memória

Item Fitoterapia e plantas medicinais

Item Horário de Verão

Item Shiatsu e seus Benefícios

Item Cromoterapia

Item Dicas de Verão

Item Stress e saúde

Item Aromaterapia - Repelente Natural

Item Álcool - enxaqueca, mal-estar, pancreatite, náusea, vômitos

Item Cuidados com as Lentes de Contato

Item Remédios - riscos da automedicação

Item Aquecedores - Uso e cuidados com a saúde


Saúde Esportiva - © 2007-2018 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato