Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Barriguinha que exige cuidados

Sabe aquela barriguinha que teima em pular pra fora da calça e quando você se olha de perfil no espelho, percebe que está deselegante? Pois é... Além de afetar seu visual, abrir a camisa e não deixar a calça fechar, ela merece um pouquinho mais da sua atenção, pois pode sinalizar que está ocorrendo uma "Revolução Metabólica" dentro de você. Veja!

O termo Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. A Síndrome Metabólica tem como base à resistência à ação da insulina, daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. Isto é: a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue (hiperinsulinemia). Alguns fatores contribuem para o aparecimento: os genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de exercícios físicos (The Hormone Foundation/The Endocrine Society e Sociedade Brasileira de Endocrinologia)

BARRIGUINHA E SÍNDROME METABÓLICA

Indivíduos portadores de 3 ou mais dos diagnósticos abaixo são considerados como portadores da síndrome metabólica:

1. Gordura Abdominal:
- cintura > 102 cm em homens
- cintura > 88 cm em mulheres;


2. Triglicérides alto: > 150 mg/dL

3. Baixos níveis de HDL - Colesterol ("bom colesterol"):

- < 40 mg/dL em homens
- < 50 mg/dL em mulheres;

4. Pressão sanguínea alta: 135/85 mmHg ou superior ou se está utilizando algum medicamento para reduzir a pressão

5. Níveis altos de Glicose no sangue: 100 mg/dL ou superior

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA O TRATAMENTO E PREVENÇÃO

* A alimentação deve ser acompanhada de exercícios físicos a fim de preservar e/ou aumentar a massa muscular e potencializar a perda de gordura corporal;

* A ingestão de colesterol deve ser reduzida a menos de 300mg por dia;

* A dieta deve ser rica em carboidratos complexos e fibras, restrita em sódio, carboidratos simples e a gordura total da alimentação não deve exceder 30% do valor calórico total diário.

DEZ SUGESTÕES QUE DEVEM FAZER PARTE DO SEU DIA-A-DIA

1. SOJA E LEITE DE SOJA

EFEITO: o consumo de 1 litro de leite de soja por dia diminui os níveis de LDL-Colesterol (mau colesterol) e aumenta os níveis do HDL-Colesterol (bom colesterol). A soja é ótima fonte de arginina e glicina, aminoácidos que participam da secreção de glucagon, hormônio que tem efeito termogênico e estimula a queima de ácidos graxos (gorduras). Ou seja, a Soja além de ajudar na prevenção de doenças do coração, diminuir os níveis de colesterol, colabora também no emagrecimento.

2. AZEITE DE OLIVA EXTRA-VIRGEM E PROCESSADO À FRIO
EFEITO: fonte de Gorduras Monoinsaturadas que protegem as artérias, ajudam a aumentar o "bom" colesterol (HDL-Colesterol) e diminuir o colesterol "ruim" (LDL - Colesterol). É indicado para retardar a absorção de glicose e evitar picos de glicemia, pode também ajudar na normalização da pressão arterial.

3. FONTES DE ÔMEGA 3
EFEITO: os peixes ricos em ômega 3, como o atum, o arenque, a sardinha, o bacalhau, o salmão, a cavala, a truta e as sementes de linhaça são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Podem também reduzir dores de artrite, melhorar os sintomas da depressão e proteger o cérebro contra as doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer. A quantidade recomendada de consumo, para a redução dos riscos das doenças do coração é de 180 gramas por semana.

4. GRÃOS, CEREAIS INTEGRAIS E FARELOS
EFEITO: a fibra intacta presente nesses alimentos faz com os carboidratos demorem mais tempo para serem absorvidos. Isso ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, aumenta a sensação de saciedade e adia a fome.

QUEM SÃO ELES: trigo integral, aveia, centeio integral, cevada, trigo sarraceno, milho, arroz integral, arroz selvagem, pipoca, grano (trigo levemente perolado), farro (outra forma de trigo), kamut, quinoa, amaranto, sorgo e triticale (uma cruza nova de centeio com trigo).

5. OLIGOSSACARÍDEOS
EFEITO: eles são também conhecidos como .bons carboidratos e podem ser encontrados em alimentos como a banana, cebola, chicória, alho, alcachofra e mel. Os oligossacarídeos são usados como alimento das bactérias boas da flora intestinal, auxiliando no bom funcionamento do intestino, melhorando a digestão e absorção de alguns nutrientes e também podem auxiliar no controle do colesterol, na prevenção de tumores, diabetes e doenças do coração.

6. ERVAS FRESCAS E ESPECIARIAS
EFEITO: além do aroma e sabor que conferem à culinária, seu uso é bastante interessante na redução do consumo de sal, açúcar e na capacidade de auxiliar no processo digestivo.

QUEM SÃO: açafrão, manjericão, salsão, alecrim, coentro, cominho, estragão, gengibre, louro, mostarda, noz moscada, orégano, salsinha, sálvia, hortelã, pimentas, tomilho, curry, erva-doce, alho, cebola, cardamomo, cravo, canela, baunilha e outras.

7. FONTES DE POTÁSSIO, MAGNÉSIO E CÁLCIO
EFEITO: uma alimentação com frutas, verduras e laticínios (leite, iogurte e queijos magros) com baixo teor de gordura, que apresentam quantidades consideráveis de cálcio, magnésio e potássio, proporcionam efeitos favoráveis na normalização da pressão arterial e na prevenção de derrames e infartos.

ONDE ENCONTRAR POTÁSSIO: feijões, ervilhas, vegetais de cor verde escuro, banana, melão, abacaxi, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa, laranja.

ONDE ENCONTRAR MAGNÉSIO: tofu, soja, salmão, espinafre, caju, abacaxi.

ONDE ENCONTRAR CÁLCIO: leite e iogurte desnatados, queijos magros, coalhada.

8. FIBRAS ALIMENTARES
EFEITO: presentes nas hortaliças, frutas, grãos e cereais integrais, as fibras são classificadas em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são responsáveis pela retenção de água no estômago, formando, dessa forma, uma estrutura gelatinosa. Além de promoverem a saciedade e induzir a redução na ingestão de alimentos, esse tipo de fibra auxilia na diminuição da absorção intestinal de glicose e gord organismo gasta para realizar a digestão e a absorção dos nutrientes. Porém, o excesso no consumo de proteínas pode aumentar a eliminação de Cálcio pela urina. O teor de proteínas da alimentação deve ser 15% do valor calórico diário.

QUEM SÃO: aves, peixes, carnes magras, leite, iogurte e derivados magros, grãos, feijões, soja e derivados, quinoa.

10. FONTES DE VITAMINAS B6, B12 e ÁCIDO FÓLICO
EFEITO: agem na redução dos níveis de homocisteína, proteína presente no sangue que aumenta com a idade e prejudica a circulação sanguínea e pode provocar doenças do coração.

ONDE ENCONTRAR B6: frango, atum, fígado, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim.

ONDE ENCONTRAR B12: leite e derivados magros, atum, carne bovina, salmão.

ONDE ENCONTRAR ÁCIDO FÓLICO: brócoclis, espinafre, toamte, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja, laranja, melão amarelo, maçã.

O QUE VOCÊ DEVE EVITAR?

1. GORDURAS TRANS

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim - LDL-colesterol e redução dos níveis de colesterol bom - HDL-colesterol.
As gorduras trans estão presentes em grande parte dos alimentos industrializados: sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos, entre outros; bem como as gorduras hidrogenadas e margarinas, e os alimentos preparados com estes ingredientes.

2. REFRIGERANTES
Estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e publicado em outubro/2004 no American Journal of Preventive Health mostra que uma das medidas mais simples e eficientes para enfrentar a epidemia mundial de obesidade é cortar o consumo de refrigerantes. A amostra utilizada no estudo foi de 73.345 pessoas com mais de dois anos de idade e os resultados mostram que o consumo de refrigerantes cresceu 135% entre 1977 e 2001 no país. Enquanto isso, o consumo de leite caiu 38% no mesmo período. No Brasil a situação não é diferente disso.

3. SAL EM EXCESSO
O excesso de peso é um fator de risco para a hipertensão. Estima-se que 20% a 30% da prevalência de hipertensão arterial pode ser explicada por essa associação.
O sódio é um mineral presente no Sal que atrai água. Por isso, quanto mais salgada estiver a alimentação mais líquido o organismo vai reter. A retenção hídrica aumenta o volume sanguíneo que sobrecarrega o trabalho dos rins para filtrar esse sangue e do coração para bombear.

ONDE SE ESCONDE O SAL: embutidos (salame, mortadela, linguiça, presunto e frios em geral), conservas, enlatados, defumados, temperos prontos, salgados de pacote tipo “snacks”, molho de soja, molho inglês, macarrão instantâneo.

4. CARBOIDRATOS REFINADOS E COM ALTO ÍNDICE GLICÊMICO
EFEITO: fazem o pâncreas trabalhar mais para produzir insulina e provocam picos de glicemia (hiperglicemia), seguidos de quedas bruscas da concentração de glicose no sangue (hipoglicemia). O quadro de hiperinsulinemia leva, também, à redução na mobilização e "queima" de ácidos graxos (gorduras) do tecido adiposo.
A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo diário de açúcar não mais que 10% do valor calórico total da alimentação.

5. BEBIDAS ALCOÓLICAS
Extrapolar no consumo de bebidas alcoólicas leva nosso corpo a buscar e priorizar mecanismos de desintoxicação para a eliminação do etanol (álcool) com consequente prejuízo no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Esse desvio no metabolismo proporciona o acúmulo de energia sob a forma de gordura corporal.

Recomenda-se limitar a ingestão de bebida alcoólica para 30ml de etanol (álcool) por dia para homens e metade disso para mulheres.
30 ml de etanol equivalem a: 720 ml de cerveja OU 240 ml de vinho OU 60 ml de bebida destilada (whisky, vodca, aguardente, conhaque).

"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o médico e o nutricionista devem ser consultados antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."

Texto de Marília Fernandes - Consultoria feita à Revista Criativa - Dezembro de 2004

Referências bibliográficas
1. THE HORMONE FOUNDATION/THE ENDOCRINE SOCIETY - The Metabolic Syndrome. Disponível em: https://www.hormone.org/pdf/bilingual_met_syndrome.pdf. Acessado em 16/12/2004.
2. SBEM - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA - Síndrome Metabólica. Disponível em: https://www.endocrino.org.br/oqtrata_011.php. Acessado em 16/12/2004.
3. SBH - SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO - I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. Disponível em https://www.sbh.org.br/noticias.asp?codigo=333. Acessado em 16/12/2004.
4. UNIFESP - Soja, fonte do bom colesterol. Jornal da Paulista Ano 16 - N° 177. Março de 2003.
5. FAPESP - Refrigerante no lugar de leite. Agência de Notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, 21/09/2004.
6. BAXTER, Y. - Fibras e índice glicêmico dos alimentos. SBNPE. Boletim Maio/Junho 2002. Disponível em: www.sbnpe.com.br/boletins/39/b39-fibras-indice.htm, acessado em 19/03/04.
7. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO) - Global strategy on diet, physical activity and health adopted by World Health Assembly. 22 May 2004.
8. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA) - Gorduras Trans. Disponível em: www.anvisa.gov.br/alimentos/gordura_trans.pdf. Acessado em 16/12/2004.


Leitura adicional:
Dicas para como reduzir e perder barriga
Cerveja dá barriga?
Barriga de chopp ou de cerveja
Barriguinha lisinha e abdômen definido tanquinho



Obesidade e Emagrecimento

Item Sobrepeso e obesidade - Riscos à saúde

Item Sibutramina e doença cardiovascular

Item Obesidade na infância e doença cardíaca na fase adulta

Item Barriga e impotência sexual

Item Anfepramona ou dietilpropiona - Efeitos

Item Remédios para emagrecer

Item IMC - Índice de Massa Corporal - O que é, como calcular, tabela

Item Cloridrato de Sibutramina - Efeitos

Item Gordura abdominal e risco de doenças cardíacas

Item Como manter a forma nas viagens de férias?

Item Cirurgia bariátrica contra obesidade - Banda Gástrica

Item Cereais integrais e regulação de peso corporal

Item Emagrecimento no inverno

Item CLA - Ácido Linoleico Conjugado

Item Exame de Bioimpedância

Item Excesso de Peso e Osteoartrite

Item Criança com obesidade exige atenção

Item Quer queimar calorias? Capriche no Desjejum

Item Calorias da happy hour

Item Emagrecer, auto-conhecimento e auto-estima

Item De olho nas crianças obesas

Item Efeito ioiô

Item Turbine seu metabolismo para emagrecer

Item Anorexia e Bulimia

Item Qual a diferença entre Diet e Light

Item Fibras - Equilibre o Prato e a Balança

Item Lipoaspiração não é método para emagrecer

Item Sono de menos, quilos a mais

Item Anorexígenos

Item Percentual de Gordura Corporal Ideal

Item Barriguinha que exige cuidados

Item Cirurgia de Redução do Estômago

Item Soja contra obesidade infantil

Item Anorexia x Dinâmica Familiar

Item Lipo não dispensa Dieta e Exercícios


Saúde Esportiva - © 2007-2018 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato