Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Endarterectomia carotídea para tratamento de doença arterial carotídea

O que é endarterectomia carotídea

Endarterectomia carotídea é um tipo de cirurgia usada para prevenir AVC em pessoas com doença arterial carotídea. Essa doença ocorre se placa acumular nas duas grandes artérias carótidas em cada lado do pescoço. As artérias carótidas suprem o cérebro com sangue rico em oxigênio.

Placa é feita de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue. Com o tempo, placa endurece e estreita as artérias carótidas. Isso limita ou bloqueia o fluxo de sangue rico em oxigênio ao cérebro, o que pode ocasionar um AVC.

Um AVC também podem ocorrer se placa em uma artéria carótida romper. Fragmentos de células sanguíneas chamados plaquetas grudam no local da lesão e podem se aglomerar para formar um coágulo sanguíneo. Os coágulos sanguíneos podem parcialmente ou totalmente bloquear uma artéria carótida.

Um pedaço de placa ou um coágulo sanguíneo também pode se soltar da parede de uma artéria carótida e viajar pela corrente sanguínea até uma das pequenas artérias no cérebro. Isso pode bloquear o fluxo sanguíneo nessa artéria e causar um AVC.

Durante uma endarterectomia carotídea, o cirurgião faz uma incisão no pescoço e remover o acúmulo de placa em uma artéria carótida. Isso ajuda a restaurar o fluxo normal de sangue através da artéria.

Endarterectomia carotídea pode diminuir o risco de AVC em pessoas com artérias carótidas estreitadas ou bloqueadas, e com sintomas de AVC ou ataque isquêmico transitório. Durante um ataque isquêmico transitório, ou mini-AVC, a pessoas pode sentir alguns ou todos os sintomas de AVC, porém eles geralmente duram menos de 2 horas (embora possam durar até 24 horas).

Endarterectomia carotídea também pode diminuir os risco de AVC em pessoas com artérias carótidas muito bloqueadas, mas sem sintomas de AVC.

Outros tratamentos para doença arterial carotídea

Angioplastia carotídea é outro tratamento comum para doença arterial carotídea. Nesse procedimento, um tubo fino com um balão no final é enfiado na artéria carótida estreitada ou bloqueada. Uma vez no local, o balão é inflado para empurrar a placa contra a parede da artéria. Geralmente o médico coloca então um pequeno tudo de metal (stent) na artéria. O stent diminui o risco da artéria ficar bloqueada novamente.

Pessoas com doença arterial carotídea também podem receber medicamentos anticoagulantes. Esses medicamentos ajudam a reduzir a coagulação sanguínea e diminuir o risco de AVC.

Prognóstico do tratamento com endarterectomia carotídea

A endarterectomia carotídea pode reduzir muito o risco de AVC em pessoas com doença arterial carotídea. A cirurgia e relativamente segura quando feita por cirurgiões experientes. Porém, complicações sérias podem correr, como AVC e morte.

Endarterectomia carotídea também pode causar complicações menos sérias. Por exemplo, a pessoa pode ter reação ruim à anestesia, sangramento ou infecção. Lesão ao nervo pode causar torpor na face ou língua.

Certos fatores podem elevar o risco de ter complicações decorrentes da endarterectomia carotídea. Por exemplo, mulheres possuem maior risco de complicações do que homens. Outros fatores de risco incluem ter diabetes ou outra condição médica séria. Pessoas com mais de 75 anos que tem outros fatores de risco são as que possuem o maior risco.

Se você tem doença arterial carotídea, converse com seu médico se a endarterectomia carotídea é uma opção para o seu caso.

Se você já passou por uma endarterectomia carotídea, pode tomar medidas para diminuir o risco de AVC no futuro. Por exemplo, ter cuidados contínuos, tratar outras condições médicas (como pressão alta e colesterol alto), e realizar mudanças no estilo de vida (como parar de fumar).

Mais sobre o assunto:
AVC - O que é, isquêmico e hemorrágico
Sinais de alerta de um AVC
Fatores de risco para um AVC e prevenção



Créditos:
Tradução: © 2013, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Heart, lung and Blood Institute



Cardiologia

Item Endarterectomia carotídea para tratamento de doença arterial carotídea

Item AVC - O que é, isquêmico e hemorrágico

Item Efeitos de um AVC

Item Sinais de alerta de um AVC

Item Fatores de risco para um AVC e prevenção

Item Colesterol Alto - O que pode ocasionar

Item Causas do colesterol alto

Item Endocardite infecciosa - O que é, sintomas, tratamento

Item Arritmia cardíaca - O que é, causas e fatores de risco

Item Pressão alta - Sintomas, pré-hipertensão e hipertensão sistólica isolada

Item Doenças Cardíacas - Como prevenir

Item Doença arterial periférica

Item Marcapasso cardíaco

Item Insuficiência cardíaca - O que é, causas, tratamento

Item Trombose venosa profunda

Item Sinais do AVC - Aprenda a reconhecer

Item HDL - Bom colesterol combate aterosclerose

Item Infarto agudo do miocárdio - Ataque cardíaco

Item Hipertensão arterial - Combate e prevenção

Item Úlcera vascular

Item Colesterol alto

Item Hipertensão - prevenção da pressão alta

Item Doença arterial coronariana e cereais integrais

Item Goiaba ajuda a reduzir colesterol e pressão sanguínea

Item Flavonóides e Saúde Vascular

Item Colesterol

Item Pressão Arterial

Item Colesterol - Mitos e Verdades

Item Fumantes - frequência cardíaca e pressão arterial

Item Controle do Colesterol com Microalga


Saúde Esportiva - © 2007-2017 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato