Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Aumenta índice de câncer de mama em pacientes jovens

O diagnóstico do câncer de mama em pacientes com menos de 40 anos está crescendo. O índice, que costumava ser de 5% do total de casos, subiu para até 16%, segundo pesquisa realizada no Hospital do Câncer em São Paulo. Um número alarmante e refletido neste oito de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer.

A doença é a principal causa mundial de morte por câncer da população feminina entre 39 e 58 anos de idade e, no Brasil, estima-se que mais de 40 mil novos casos sejam apontados neste ano, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença. No caso de pacientes abaixo de 40 anos, a sobrevida tende a ser menor, já que a doença costuma ser descoberta em estágios mais avançados, uma vez que estas pacientes não estão inseridas na rotina de rastreamento da doença e somente buscam auxílio médico quando o tumor já se apresenta palpável.

Este tipo de câncer não possui uma causa definida, mas alguns fatores de risco são conhecidos, como o histórico familiar (mãe ou irmã com este tipo de tumor na pré-menopausa) e a presença de alterações genéticas (modificações nos genes associados à doença). "Quanto mais cedo for diagnosticada a predisposição e a paciente iniciar o acompanhamento médico e a realização de exames periódicos, mais chances ela terá de se curar caso ela venha a desenvolver a doença", afirma a Dra. Maria Helena Louveira, especialista em Radiologia do Lavoisier Medicina Diagnóstica/ DASA.

Mas Maria Helena lembra que, no caso de jovens, não é indicada a mamografia sem recomendação médica. "Temos que lembrar que este é um exame que inclui a emissão de radiação ionizante que, quando aplicada de forma excessiva, pode ser nociva à saúde. Por isso, não devemos antecipar a inclusão da mamografia no cotidiano de uma mulher precocemente, caso ela não tenha histórico familiar ou alterações genéticas que justifiquem o exame", ressalta.

As mulheres devem realizar a mamografia pela primeira vez entre os 35 e 40 anos de idade e se submeter a controles anuais a partir dos 40 anos. Já a ultra-sonografia não é utilizada como método de rastreamento do tumor mamário, mas é um importante adjunto em determinadas condições, principalmente no esclarecimento de nódulos visualizados parcialmente na mamografia. Também é bastante importante na orientação de punções e biópsias de nódulos, que podem ser tanto sólidos quanto cistos - estes últimos passíveis ou não de serem aspirados e resolvidos.

A médica reforça que as mulheres abaixo dos 40 anos devem ficar atentas aos sinais do câncer de mama e, assim que um deles for percebido, procurar um médico o mais rápido possível. Os principais sinais são aparecimento de nódulo palpável nos seios ou de ínguas nas axilas, modificações na forma e tamanho das mamas, saída de secreção escura ou com sangue pelo mamilo e modificações na pele, na aréola mamária ou no mamilo. "Não são todos os nódulos palpáveis na mama que representam um tumor maligno. Também existem as alterações benignas, como os cistos e os fibroadenomas, que podem ser percebidos ao toque e têm evolução favorável", lembra.

Para isso é muito importante o auto-exame, principal aliado na detecção do câncer de mama. "A inspeção visual e a palpação sistemática de cada mama pela própria mulher devem ser realizadas geralmente do 7.º ao 10.º dia após o início da menstruação", acrescenta a Dra. Maria Helena. Atualmente cerca de 75% dos casos de câncer de mama são detectados pelo auto-exame, mas nesses casos o tumor freqüentemente já ultrapassa dois centímetros.


Sobre o Lavoisier Medicina Diagnóstica
Com 57 anos de tradição, o Lavoisier conta hoje com 61 unidades de atendimento na Grande São Paulo, que oferecem análises clínicas e procedimentos diagnósticos. Em 2004, a marca incorporou o laboratório Elkis & Furlanetto, quando a Diagnósticos da América S. A./ DASA adquiriu a empresa. Com o objetivo de oferecer exames de qualidade a todas as classes sociais, o Lavoisier lançou em 2006 o projeto popular, atualmente presente em 36 unidades da marca. A rede também possui unidades em hospitais e nos principais centros comerciais da região onde atua, em busca de proporcionar maior conforto ao paciente. O Lavoisier faz parte da Diagnósticos da América S. A./ DASA, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina.

Sobre a DASA
A Diagnósticos da América S/A é a maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede do mundo. Com cerca de 10 mil colaboradores, atende aproximadamente 50 mil pacientes por dia em 296 unidades. Processa em média, 6,5 milhões de exames por mês. Oferece 3 mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 17 marcas em dez estados - Delboni Auriemo e Lavoisier, em São Paulo; Bronstein, Med Imagem e Lâmina, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur e Exame, em Brasília; MedLabor, em Tocantins; Curitiba Santa Casa e Frischmann Aisengart, em Curitiba; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; VITA Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; e LabPasteur, em Fortaleza.

Créditos:
Data da notícia: 07/04/2008
Empresa: IMAGEM CORPORATIVA COMUNICAÇÃO
Fone: (11) 3526-4529
E-mail: carol.guerrero@imagemcorporativa.com.br
Contato: Carol Guerrero


Leitura adicional:
Câncer de Mama - diagnóstico e tratamento



Notícias sobre saúde

Item Aumenta índice de câncer de mama em pacientes jovens

Item Deficiência de vitaminas e minerais

Item Câncer de próstata - Aumento de casos entre homens com menos de 50 anos

Item Botox® - Uso aumenta mais entre os homens

Item Obesidade e função cardíaca

Item Pílulas do Dia Seguinte em estações de Metrô

Item Vitamina C contra pneumonia

Item Obesidade e consumo de proteína no primeiro

Item Doença de Parkinson e depressão

Item Pesquisa sobre câncer

Item De olho nos agrotóxicos

Item Cuidados no consumo de mussarela de búfala

Item Culinária brasilis

Item Amor à primeira vista?


Saúde Esportiva - © 2007-2018 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato