Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

De olho nos agrotóxicos

Os resultados do segundo ano do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, desenvolvido em 2003, foram concluídos e apontam dados positivos para o consumidor.

Dos nove alimentos analisados – alface, banana, batata, cenoura, laranja, maçã, mamão, morango e tomate – sete obtiveram melhoria significativa, sendo que o maior avanço foi constatado com o tomate, que não apresentou contaminação. Já a cenoura não apresentou irregularidades no ano passado, assim como em 2002. A pesquisa foi realizada pela Anvisa, em parceria com vigilâncias sanitárias estaduais e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

A redução só não ocorreu com o mamão e o morango. No mamão houve aumento de 19,50% para 37,66%, e, no caso do morango, o aumento foi de 46% para 54,44%. O gerente-geral de toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles, explica que na cultura do morango, em que se observou aumento de resíduos, será realizado um trabalho de informação e esclarecimento para os setores da agricultura, de forma a evitar futuras irregularidades.

A análise feita permite detectar a presença de resíduos de agrotóxicos acima do limite máximo permitido e a utilização de agrotóxicos não autorizados para determinada cultura. Das 1.369 amostras, apenas 12,24% apresentaram irregularidades, sendo que 89% das ocorrências dizem respeito ao uso de agrotóxicos não permitidos.

Atualmente, participam do Programa os estados de Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A partir desse ano, Acre, Goiás, Santa Catarina e Tocantins também farão parte do projeto.

A análise de alimentos coletados é feita pelos laboratórios Instituto Octavio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias, pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório de Toxicologia do Instituto Tecnológico de Pernambuco e pelo Laboratório Central do Estado do Paraná, coordenados pelo laboratório de referência do INCQS.

Fonte: ANVISA','2004-08-23','De 9 alimentos analisados, 7 deles obtiveram melhoria significativa no nível de agrotóxicos. O maior avanço foi com o tomate, que não apresentou contaminação'



Notícias sobre saúde

Item Aumenta índice de câncer de mama em pacientes jovens

Item Deficiência de vitaminas e minerais

Item Câncer de próstata - Aumento de casos entre homens com menos de 50 anos

Item Botox® - Uso aumenta mais entre os homens

Item Obesidade e função cardíaca

Item Pílulas do Dia Seguinte em estações de Metrô

Item Vitamina C contra pneumonia

Item Obesidade e consumo de proteína no primeiro

Item Doença de Parkinson e depressão

Item Pesquisa sobre câncer

Item De olho nos agrotóxicos

Item Cuidados no consumo de mussarela de búfala

Item Culinária brasilis

Item Amor à primeira vista?


Saúde Esportiva - © 2007-2018 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato