Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Cirurgia de mama - Maior segurança e qualidade das próteses

Segundo os últimos dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as cirurgias de mama em geral corresponderam a 32% do volume total de cirurgias plásticas feitas no Brasil em 2004, só perdendo para a lipoaspiração (54%). Além dos aspectos estéticos, um outro motivo que impulsiona a procura é a maior segurança do procedimento e a qualidade das próteses.

“As cápsulas são mais resistentes, mais duráveis (em torno de 15 anos) e seguras contra microvazamentos. Assim, mesmo que ocorra o rompimento da membrana por um acidente, o gel não se espalha. Bem diferente de dez anos atrás, quando só existiam próteses lisas, cujo índice de rejeição do corpo chegava a 20%”, compara o cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e PhD em Cirurgia, Paulo Bettes.

Os procedimentos são bastante variáveis. Enquanto para algumas mulheres a redução é o ideal de beleza, para outras impera a vontade de aumentá-los. Em ambas situações, quando conseguem atingir esse objetivo se sentem mais bonitas e atraentes. Para o Dr. Paulo é preciso sempre levar em conta o equilíbrio e a harmonia do corpo da pessoa. "O implante deve preservar a fisiologia das novas mamas, tornando-as simétricas e harmoniosas no tórax", frisa o médico.

Antes de fazer o implante a paciente deve passar por um estudo da sua composição física, principalmente quando o objetivo é implantar uma prótese com volume acima da média recomendada. "Muitas vezes o desejo de ter os seios muito avantajados se torna inviável, pois levamos em consideração a saúde e o peso da própria prótese, que pode ocasionar problemas de postura ou até mesmo estrias na pele", orienta o cirurgião plástico.

descartáveis. Antes mesmo de fazer as provas com os moldes para garantir o equilíbrio ideal e a satisfação das mulheres, o especialista faz uma consulta prolongada para compreender as expectativas da paciente. "É preciso saber quais são os anseios e o objetivo da cirurgia, se é melhorar a auto-estima para se sentir melhor num relacionamento amoroso ou ainda se é por motivos profissionais", esclarece.

Em geral, as próteses são indicadas em três situações distintas: correção de amastias (ausência de mamas), correção de hipomastias (quando as mamas não se desenvolvem como deveriam) e para a reconstrução dos seios devido a uma mastectomia (retirada da mama por causa de tumores).

Mulheres que amamentaram ou perderam muito peso podem apresentar grande flacidez nas mamas. Nesses casos, mesmo que elas sejam pequenas, muitas vezes é necessário, além de implantar as próteses, realizar uma cirurgia para corrigir a flacidez e retirar o excesso de pele.

Implante antes de amamentar

As próteses podem ser colocadas a partir dos 15 anos de idade, desde que as adolescentes já tenham menstruado há pelo menos três anos. O especialista acrescenta que é possível o implante antes da amamentação. “As próteses são colocadas atrás da glândula ou do músculo mamário, ou seja, não alteram o sistema de ductos lactíferos, por isso não interferem na amamentação”, explica.

A cirurgia para implante leva em média 50 minutos, com anestesia local ou peridural, tendo alta no mesmo dia. O pós-operatório já deixou de ser um sofrimento. "Hoje as próteses evoluíram muito e as cirurgias plásticas estão mais eficientes e seguras, fatores que fazem com que mais mulheres optem por aumentar os seios com prótese", ressalta o médico.

Créditos:
Expressa Comunicação - Curitiba/PR
Jornalista Responsável: Kristiane
Tel: ( 41 ) 3029-0638
Fax: ( 41 ) 3024-9182
Email: expressacomunicacao@terra.com.br


Leitura adicional:
Implante de seios - Prótese de silicone e solução salina
Mamoplastia de aumento dos seios



Mulher

Item Câncer de mama - Tratamento

Item Câncer de mama - Testes e diagnóstico

Item Câncer de mama - O que é

Item Herpes genital e gravidez

Item Toxoplasmose e gravidez

Item Infecções urinárias recorrentes em mulheres e infecção urinária na gravidez

Item Cirurgia de mama

Item Importância do azeite para gestantes

Item Cálcio para quem toma Pílula Anticoncepcional

Item TPM e Nutrição Clínica Funcional

Item Anorexia - Mulheres são 9 vezes mais atingidas

Item HPV e risco de câncer de colo de útero

Item Gravidez tardia

Item Depressão - Mulheres são mais suscetíveis

Item Terapia hormonal e câncer de mama

Item Sutiã apertado e problemas para a saúde

Item Yoga na Gravidez

Item Menopausa

Item Pisando bem de Salto Alto

Item Menopausa e reposição hormonal

Item Saúde da Mulher de todas as idades

Item Coração de Mulher


Saúde Esportiva - © 2007-2018 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato