Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Higiene bucal para prevenir cárie dentária e a doença periodontal, de gengiva

Fazer uma boa higiene bucal, ter uma boa alimentação e possuir hábitos saudáveis de vida é primordial para a saúde dos dentes. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cárie dentária e a doença periodontal (de gengiva) são os problemas de saúde bucal mais comuns em todo o mundo, ocorrendo entre 50% e 99% das pessoas.

Segundo o dentista e mestrando em implantodontia, Irfêo Saraiva de Camargo, as doenças periodontais mais comuns são a gengivite e a periodontite, que se caracterizam por inflamações nos tecidos moles. A periodontite é uma das grandes responsáveis pela perda de dentes em adultos. A gengivite, por sua vez, deixa a gengiva avermelhada, inflamada e pode causar sangramento durante a escovação dos dentes. A doença não inclui qualquer perda do osso e dos tecidos que seguram os dentes e pode ser geralmente revertida com a escovação regular e o uso do fio dental. Entretanto, o dentista alerta que se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma periodontite.

Saraiva afirma que a principal causa das doenças periodontais é a placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte do dente e no sulco da gengiva. "A falta de higiene e maus hábitos alimentares e de saúde geram um grande acumulo de placa bacteriana nos dentes, causando uma série de inflamações na gengiva, fibras e tecidos que suportam os dentes, fazendo com que um ou mais dentes fiquem abalados. Se o sistema imunológico e a flora bacteriana da pessoa estiverem comprometidos em 30% dos casos a periodontite pode levar a perda dentaria", esclarece.

Para tratar a enfermidade deve ser feito o controle da infecção e a remoção da placa que contém os germes. Ele explica que é feita a raspagem da placa endurecida (tártaro), dos tecidos de granulação e das toxinas da gengiva. "Outro procedimento é o alisamento da raiz do dente, que elimina pontos de acúmulo de germes, permitindo que a gengiva fique mais aderida ao dente", detalha. Além disso, o dentista pode prescrever antibióticos que ajudam a eliminar os causadores da doença.

Para os casos em que a doença causou a queda de um ou mais dentes, é possível reabilitar esses pacientes de forma menos agressiva e mais rápida. Atualmente, os implantes podem ser adaptados conforme cada caso, sendo mais rápidos e menos complexos. Para Saraiva, essas novas técnicas vão muito além de um processo estético. "O implante, além de restabelecer as funções mastigatória e fonética, reabilita psicologicamente e socialmente o paciente", avalia.

Ele alerta, ainda, que os hábitos saudáveis devem ser uma constante na vida do paciente. "É importante que a pessoa tenha hábitos de higiene e visite o dentista regularmente. Mesmo aqueles que não têm condições financeiras devem ir aos postos de saúde para que o diagnóstico seja feito precocemente e as orientações repassadas da melhor forma. O mais importante de tudo é a prevenção, afinal, uma boa escova de dente, o fio e um creme dental saem mais baratos do que um tratamento", alerta.

Hábitos que podem ocasionar a periodontite:
- Fumo
- Genética
- Gravidez e Puberdade
- Estresse
- Medicamentos
- Ranger os dentes
- Diabetes
- Má Nutrição

Créditos:
Data da inclusão: 16/08/2007
Empresa: LINK COMUNICAÇÃO/MG
Fone: (31) 2126-8080
E-mail: Luciana.rezende@linkcomunicacao.com.br
Fax: (31) 2126-8060
Contato: LUCIANA REZENDE


Leitura adicional:
Gengivite - Causas, sintomas, prevenção, tratamento



Dentes brancos e saudáveis

Item Doença periodontal: Gengivite e Periodontite - Fatores de risco e prevenção

Item Placa bacteriana, tártaro e doenças periodontais

Item Clareamento Dental a Laser

Item Clareamento dos Dentes

Item Sorriso Perfeito

Item Gengivite e periodontite

Item Higiene bucal

Item Dentes e Digestão

Item Pré-natal Odontológico

Item Halitose – mau hálito

Item Alecrim-do-campo X Cárie Dental


Saúde Esportiva - © 2007-2018 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato