Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Vitaminas - Deficiência vitamínica, efeitos colaterais, suplementos vitamínicos

As vitaminas são compostos orgânicos necessários em pequenas quantidades para reações metabólicas essenciais para os organismos vivos. Vitaminas são bio-moléculas que agem tanto como catalisadoras como substratos para reações químicas. Até o século XX as vitaminas eram obtidas somente através da alimentação. Porém, por várias décadas, as vitaminas têm sido produzidas e tornadas disponíveis como comprimidos, permitindo a suplementação vitamínica.

Vitaminas são classificadas em hidrossolúveis, o que significa que dissolvem facilmente na água, e lipossolúveis, que são absorvidas através do trato intestinal com a ajuda de lipídeos. Cada vitamina é tipicamente usada em múltiplas reação e, desta forma, a maioria tem várias funções. Em humanos há 13 vitaminas: 4 lipossolúveis (A, D, E, K) e 9 hidrossolúveis (8 vitaminas B e vitamina C).

Papel das vitaminas na nutrição e doenças

As vitaminas são essenciais para o crescimento normal e desenvolvimento do organismo. O feto requer certas vitaminas e minerais para facilitar as reações químicas que produzem, entre outras coisas, pele, ossos e músculos. Se houver uma séria deficiência vitamínica de um desses nutrientes, o bebê pode ser prejudicado.

Na maioria dos casos as vitaminas são obtidas pela alimentação, mas algumas poucas podem ser conseguidas de outras formas. Por exemplo, microorganismos no intestino produzem vitaminas K e B7, enquanto uma forma de vitamina D é sintetizada na pele com a ajuda da luz natural ultravioleta do sol. Humanos podem produzir algumas vitaminas a partir de precursores ingeridos, como por exemplo a vitamina A, produzida a partir do beta caroteno, e vitamina B3 a partir do aminoácido triptofano.

Depois que a crescimento e desenvolvimento estão completados, as vitaminas continuam essenciais para manutenção saudável das células, tecidos e órgãos. As vitaminas também possibilitam o uso eficiente de energia dos alimentos.

Deficiência vitamínica

As deficiências de vitaminas são classificadas como primárias ou secundárias. Uma deficiência primária ocorre quando o organismo não obtém quantidade suficiente de vitamina na alimentação. A deficiência secundária pode ser decorrente de:
* Problema que previne ou limita a absorção ou uso da vitamina.
* Fatores de estilo de vida, como o fumo e consumo excessivo de álcool.
* Uso de medicamentos que interferem na absorção das vitaminas.

Pessoas que ingerem uma dieta variada têm pouca probabilidade de desenvolver deficiência vitamínica primária grave. Em contraste, dietas restritivas têm o potencial de causar defiência vitamínica prolongada, a qual pode resultar em doenças.

Uma vez que o organismo humano não armazena a maioria das vitaminas, devemos consumi-las regularmente para evitar deficiências. A capacidade de armazenamento de diferentes vitaminas varia muito. Vitaminas A, D e B12 são armazenadas em quantidade significativas no corpo humano, principalmente no fígado, de modo que a dieta deve ser pobre nessas vitaminas por muitos meses para que a pessoa desenvolva deficiência. Já a vitamina B3 não é armazenada no corpo em quantidades singnifcativas.

As condições mais conhecidas causadas por deficiências de vitaminas incluem beribéri (deficiência de vitamina B1), pelegra (deficiência de vitamina B3), escorbuto (deficiência de vitamina C) e raquitismo (deficiência de vitamina D).

Efeitos colaterais e overdose de vitaminas

Em altas doses algumas vitaminas têm efeitos colaterais documentados. A probabilidade de consumo excessivo de vitaminas através da dieta é remota, sendo que a maioria dos casos de overdose acontece através de suplementos vitamínicos. Altas doses de algumas vitaminas podem causar efeitos colaterais como náusea, diarréia e vômito. Quando os efeitos colaterais aparecem, a recuperação é geralmente obtida através da redução da dosagem de vitamina. As concentrações de vitaminas que cada indivíduo pode tolerar variam bastante e parecem estar relacionadas à idade e estado de saúde.

Suplementos vitamínicos

Os suplementos alimentares, que geralmente contêm vitaminas, são usados para garantir que a quantidade adequada de nutrientes seja obtida diariamente, caso não possa ser conseguida através da dieta. Há evidência científica que dá suporte aos benefícios de alguns suplementos alimentares para certos problemas de saúde. Suplementos vitamínicos podem conter níveis de vitaminas muito mais altos do que poderiam ser obtidos através da alimentação. A ingestão de quantidades excessivas de vitaminas pode causar envenenamento vitamínico, principalmente de vitaminas A e D. Por essa razão, a maioria das vitaminas têm um limite máximo de ingestão diária recomendado.

Créditos:
Tradução: © 2007, Hélio Augusto Ferreira Fontes

Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Vitamin" (http://en.wikipedia.org/wiki/Vitamin).


Produtos Relacionados:


Leitura adicional:
Vitaminas - Vitamina B, B1, B2, B12, D, C, K, A, E, beta-caroteno
Tabela de vitaminas



Seções
Alimentos
Cabelos
Cardiologia
Dentes brancos e saudáveis
Dietas
Estética
Exercícios físicos
Mulher
Nutrição
Nutrição Esportiva
Notícias sobre saúde
Obesidade e Emagrecimento
Patologias
Patologias e alimentação
Pele saudável
Receitas de culinária light
Saúde Geral
Sexo e saúde

Nutrição
Item Ceia de Natal Saudável e Saborosa
Item Desintoxicação na alimentação
Item Ressaca - Dicas para evitar
Item Carboidratos
Item Vitaminas - Deficiência, efeitos colaterais, suplementos
Item Café da manhã e cereais integrais
Item Dicas de Nutrição
Item Manter o organismo aquecido sem exagerar na alimentação
Item Glúten na dieta
Item Lanches Saudáveis para a Bolsa
Item Ácido Fólico para o Cérebro
Item Lanche saudável pra meninada
Item Alimentos Industrializados X Carências Nutricionais
Item Abacate aumenta o colesterol?
Item Tomar ou não um polivitamínico
Item Alimentação X Vida Moderna - Perfil alimentar dos brasileiros
Item Ácidos Graxos Poliinsaturados - ômega-6 e ômega-3
Item Alimentação com saúde para crianças menores de dois anos
Item Supermercados: centros de saúde e beleza
Item Doses de Beleza na Dieta
Item Gorduras saturadas, colesterol HDL, LDL, trans, hidrogenadas
Item Máquinas automáticas, práticas mas traiçoeiras
Item Vegetarianismo - ser Vegetariano
Item Probióticos
Item Frutas para Revitalizar
Item Calorias por trás da Ceia de Natal
Item Prazeres e Levezas para as Ceias de Natal e Reveillon
Item Frutas - Renda-se aos seus Encantos
Item Gorduras Trans - Blitz nas Margarinas
Item Complementos Funcionais
Item Coloque Saúde na Lancheira das Crianças
Item Desmame Saudável dos Bebês
Item Vegetariano radical
Item Sal - Quando o sódio é importante
Item Educação Alimentar nas Escolas
Item Para cada Vinho uma Taça




Saúde Esportiva - © 2007-2012 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato