Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Saúde dos Ossos - Cálcio e Atividades Físicas

Leite - GNU Free Documentation license
Por que a saúde dos ossos é importante?

A saúde dos ossos é importante para que eles estejam saudáveis e fortes durante a sua vida. É especialmente importante construir ossos fortes e saudáveis durante a infância e adolescência, de modo a evitar osteoporose e outros problemas ósseos mais tarde. Osteoporose é uma condição na qual os ossos ficam fracos, podem ser fraturados muito mais facilmente. Cuidas dos ossos quando ainda é jovem ajudará a prevenir problemas no futuro.

Como construir ossos fortes?

Pode-se construir ossos fortes ingerindo cálcio suficiente e realizando atividades físicas que sustentam o peso do corpo durante a adolescência, quando os ossos estão crescendo mais rápido.

Como o cálcio ajuda a construir ossos fortes?

Nosso corpo continuamente remove e substitui pequenas quantidades de cálcio dos ossos. Se o corpo remover mais cálcio do que é recomposto, os ossos ficarão fracos e terão mais chances de fraturas. Ao obter bastante cálcio quando é jovem o corpo não precisará pegar muito desse mineral dos ossos.

Os ossos têm sua própria “conta corrente”, então depositar bastante cálcio na adolescência ajudará a atingir o pico de massa óssea. Depois dos 18 anos de idade a “conta corrente” fecha para depósitos, então não é mais possível adicionar mais cálcio aos ossos. A partir daí só é possível manter o que já está armazenado para ajudar os ossos a se manterem saudáveis.

Quais são algumas boas fontes de cálcio?

O cálcio é encontrado em uma variedade de alimentos. Leite desnatado e outros laticínios pouca gordura são ótimas fontes de cálcio. Adolescentes podem obter a maior parte da ingestão diária de cálcio em 3 copos de leite desnatado, mas também precisam de porções adicionais de alimentos com cálcio para obter os 1.300 mg necessários para ossos fortes.

Outras razões pelas quais o leite desnatado e laticínios com pouca gordura são ótimas fontes de cálcio incluem:
* Possuem muito cálcio e pouca gordura.
* O cálcio nesses alimentos é de fácil absorção.
* Eles contêm vitamina D, a qual é importante para ajudar o corpo a absorver melhor o cálcio.
* Adicionalmente, eles contêm outros nutriente que são importantes para a saúde e desenvolvimento dos ossos.

Além de leite desnatado e laticínios com pouca gordura, outras fontes de cálcio incluem verduras folhosas verde-escuras, como espinafre e brócolis

Como atividade física ajuda a construir ossos saudáveis

Ossos são tecidos vivos. Atividades físicas nas quais há sustentação do peso do corpo, como a corrida, ocasionam a formação de novos tecidos ósseos, o que torna os ossos mais fortes. Esse tipo de atividade física também ajuda a fortalecer os músculos.

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Institute of Child Health and Human Development



Patologias e Alimentação

Item Listeriose - O que é a infecção por Listeria

Item Prisão de ventre - O que é, causas, como prevenir

Item Colesterol alto em crianças

Item Saúde dos Ossos - Cálcio e Atividades Físicas

Item Diarréia

Item Salmonelose - Infecção por salmonella

Item Sal e hipertensão

Item Alergia e Intolerância Alimentar

Item Suplementos vitamínicos beneficiam o organismo

Item Osteoporose - Cálcio e Vitamina D

Item Alimentação saudável pode prevenir depressão na terceira idade

Item Iodo e Doenças de Tireóide
Item Alimentos, Massa Óssea e Osteoporose

Item Fitoestrógenos - Fitoquímicos para os Pulmões

Item Degeneração macular e catarata x luteína e a zeaxantina

Item Hiperatividade infantil e nutrição

Item Gripe - Declare guerra às vilãs do Inverno

Item Intoxicações Alimentares

Item Isotônicos para casos de diarréia

Item Salmonela

Item Farinha de manga e índices de glicemia

Item Alergia ao Glúten

Item Dor de cabeça e alimentação

Item Leite de soja, bom colesterol e doenças coronarianas

Item Síndrome do Olho Seco e Ômega 3

Item Ácido Úrico e Gota

Item Erva-mate contra aterosclerose

Item Vitamina A - Beta-caroteno - Riscos da Suplementação

Item Vitamina A na Alimentação

Item Chá Verde contra o Câncer


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato