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Peito de peru ou blanquet - O que é melhor?

Quer fazer um lanchinho saudável e não sabe o que escolher? Veja a composição nutricional do peito de peru, do blanquet e do peito de peru defumado, seguida de um parecer com os "olhos clínicos" de nutricionista. Aproveite e treine a leitura e análise dos rótulos. Na hora das compras, não desanime e nem seja vencido pelas letrinhas microscópicas. Leve a lupa!

* BLANQUET DE PERU (100 g)

Calorias = 128
Proteínas = 19,4 g
Gordura = 4,9 g
Colesterol = 28,1 mg
Ferro = 2 mg
Sódio = 473 mg

* PEITO DE PERU (100 g)

Calorias = 105,3
Proteínas = 24,1 g
Gordura = 0,9 g
Colesterol = 60 mg
Ferro = 1 mg
Sódio = 46 mg

* PEITO DE PERU DEFUMADO (100 g)

Calorias = 93
Proteínas = 21,8 g
Gordura = 0,6 g
Colesterol = 20 mg
Ferro = 1,2 mg
Sódio = 883 mg

Se analisarmos o teor calórico, a quantidade de gorduras e de colesterol dos três, a tendência, num primeiro momento, será optar pelo peito de peru defumado, uma vez que este possui menos calorias, gorduras e colesterol que o blanquet e o peito de peru. Porém, na hora das compras, além do valor calórico e da quantidade de colesterol, é importante verificar os outros componentes dos rótulos, como por exemplo, o teor de Sódio (sal) do alimento.

O sódio é um mineral presente em grande quantidade no sal e nos alimentos salgados como embutidos, frios, sopas e macarrão instantâneos, molhos e temperos prontos.

De acordo com o estudo populacional Intersalt que avaliou mais de 10 mil pessoas de 32 países, povos que consomem dietas com pouco sal, têm baixa prevalência de hipertensão arterial. Segundo a ANVISA, o valor de referência de consumo de sódio para uma alimentação saudável é de até 2400 mg por dia.
Com base nisso, a escolha mais saudável passa a ser o peito de peru, em primeiro lugar e o blanquet de peru, em segundo.

Mas não só no baixo teor de Sódio fica embasada nossa escolha. Alimentos salgados, curados, embutidos, defumados e churrascos devem ser consumidos com bastante moderação, uma vez que possuem nitrosaminas, substância relacionada ao desenvolvimento do câncer.
Texto de Marília Fernandes - Consultoria feita à Revista Boa Forma - janeiro de 2005


Leitura adicional:
Gorduras - ômega-3, ômega-6, colesterol, gordura trans
Dieta para baixar o colesterol
Comer menos sal e sódio - Dieta hiposódica
Sais Minerais e saúde - Ferro, Cálcio, Fósforo, Iodo, Magnésio, Sódio



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