Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Nutrição de Atleta

A aproximação das Olimpíadas, que acontece no mês de agosto, em Pequim - China, aflora o espírito esportivo do povo brasileiro. Especialistas alertam que o início da prática de qualquer esporte deve estar aliado à consulta de um especialista que identifique exercícios mais propícios e determine uma alimentação adequada. O acompanhamento médico é a melhor forma se tornar um atleta de sucesso e garantir a saúde.

Segundo a Dra. Isabela Guerra, nutricionista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica/ DASA, o esportista deve ter um cardápio com calorias suficientes para atender a demanda da carga diária de treinamento. A alimentação deve ser equilibrada em termos de macro (carboidratos, proteínas, gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais). "A ingestão de líquidos também é fator importante para se manter sempre hidratado, mesmo quando não tiver praticando esportes", comenta a especialista.

Alguns esportes exigem mais dos atletas, como o triatlon, pois engloba três modalidades diferentes (corrida, natação e bicicleta), mas as dicas de alimentação e ingestão elevada de líquidos são úteis para todas as práticas esportivas.

Os cuidados com a saúde devem ser reforçados em dias de treino e provas. Cerca de quatro horas antes da atividade, o atleta deve fazer uma refeição, de preferência com massa (carboidrato). Caso o tempo seja reduzido e falte cerca de uma hora para o início da prática, um lanche também com carboidrato, mas com baixo índice glicêmico deve substituir a refeição. Nesse momento é prudente evitar alimentos gordurosos, pois retardam o tempo de esvaziamento gástrico, e outros que não façam parte dos hábitos alimentares do esportista, para evitar rejeições do próprio organismo.

Já durante as provas, a nutricionista indica ingerir apenas água ou bebidas esportivas que ajudam na manutenção da hidratação. "A indicação é que o atleta beba esses líquidos antes de sentir sede e que seja de forma programada e fracionada ao longo de todo o exercício", acrescenta Isabela.

Após a prática de esportes, é importante que o atleta não descuide da alimentação. O nutriente responsável por repor as energias após exercícios também é o carboidrato e, de preferência com elevado índice glicêmico, como batata, pão branco, sucrilhos, mel, bolacha cream-craker, etc. No momento de recuperação é recomendado que a ingestão simultânea de pequena quantidade de proteína para recuperar as fibras musculares, como suco de laranja com sanduíche de queijo minas e peito de peru light.

As modalidades esportivas têm características e demandas fisiológicas diferentes. Para elaboração de um cardápio apropriado ao treino escolhido e às necessidades pessoais, é essencial a consulta de um especialista, que adequará os hábitos alimentares já existentes com a nova rotina. "Na maioria dos casos é necessário optar por uma remodelação geral na qualidade de alimentação dos novos esportistas", completa Isabela Guerra.

Créditos:

Sobre o Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica
O Delboni Auriemo nasceu há mais de 45 anos em São Paulo e atualmente é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica. Com o objetivo de buscar continuamente a inovação, o Delboni criou o conceito de atendimento integrado, as chamadas MegaUnidades, com 3 mil exames de análises clínicas e diagnósticos por imagem no mesmo local. Com mais de 30 unidades na Grande São Paulo e Santos, a marca disponibiliza serviços e soluções diferenciados, oferecendo qualidade, confiança, conveniência e tecnologia de ponta. O Delboni Auriemo faz parte da Diagnósticos da América S. A./ DASA, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina.

Sobre a DASA
A Diagnósticos da América S/A é a maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede do mundo. Com cerca de 10 mil colaboradores, atende aproximadamente 50 mil pacientes por dia em 296 unidades. Processa em média, 6,5 milhões de exames por mês. Oferece 3 mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 17 marcas em dez estados - Delboni Auriemo e Lavoisier, em São Paulo; Bronstein, Med Imagem e Lâmina, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur e Exame, em Brasília; MedLabor, em Tocantins; Curitiba Santa Casa e Frischmann Aisengart, em Curitiba; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; VITA Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; e LabPasteur, em Fortaleza.

Dados do artigo
Data da inclusão: 10/06/2008
Empresa: IMAGEM CORPORATIVA COMUNICAÇÃO
Fone: (11) 3526-4500
E-mail: carol.guerrero@imagemcorporativa.com.br
Contato: Carolina Guerrero


Leitura adicional:
Alimentação para maximizar performance atlética



Seções
Alimentos
Cabelos
Cardiologia
Dentes brancos e saudáveis
Dietas
Estética
Exercícios físicos
Mulher
Nutrição
Nutrição Esportiva
Notícias sobre saúde
Obesidade e Emagrecimento
Patologias
Patologias e alimentação
Pele saudável
Receitas de culinária light
Saúde Geral
Sexo e saúde

Nutrição Esportiva
Item Nutrição de Atleta
Item Índice glicêmico e Atletas
Item Aminoácidos BCAA
Item Cafeína no Esporte
Item Alimentação correta - Melhor aliada dos atletas
Item Pão - Combustível para o exercício
Item Antioxidantes na Prática Esportiva
Item Fique em forma no Inverno
Item Alimentos para esportistas
Item Vai malhar? Cuide da alimentação!
Item Ganhar massa muscular
Item Ferro e Atividade Física
Item Nutrição e Atividade Física
Item Nutrição e Ginástica
Item Zinco e Esportes
Item Hidratação no Futebol




Saúde Esportiva - © 2007-2012 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato