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Gorduras saturadas, Trans ou Hidrogenadas, Poliinsaturadas, monoinsaturadas, colesterol HDL e LDL

Quando o objetivo é emagrecer e manter a forma, mesmo as gorduras saudáveis (do abacate, das nozes, castanhas, sementes, óleo de canola, azeite de oliva extra-virgem, margarinas macias ou líquidas) devem ser muuuuito bem controladas e dosadas. Afinal gorduras são gorduras e 1 grama = 9 kcal.

Fast food, salgadinhos fritos, empacotados, empanados, bolinhos, folhados e toda preparação em imersão no óleo, nem pensar, absorvem uma quantidade enorrrrrrme de gordura e isso significam muuuuitas calorias a mais e pneuzinhos na silhueta, na certa!!

SAIBA IDENTIFICAR AS GORDURAS

* Gorduras saturadas

Estão presentes naturalmente nos alimentos de origem animal, azeite de dendê, coco, óleo de coco e banha.

* Gorduras "Trans" ou Hidrogenadas
São produzidas artificialmente e adicionadas à maioria dos produtos industrializados (biscoitos, chocolates, sorvetes, bolos, pães e outros).

* Gorduras Poliinsaturadas
Estão presentes na maioria dos óleos vegetais, de peixes e margarinas.

* Gorduras monoinsaturadas
Encontram-se no azeite de oliva, óleo de canola, abacate, nozes, castanhas e sementes.

Todas elas tem o mesmo valor calórico -- 9 kcal por grama -- entretanto, as 4 agem de formas diferentes em nosso corpo.

As Gorduras Saturadas e Hidrogenadas (ou Trans) tem ação semelhante e são "bandidas", entopem artérias, elevam o colesterol e os triglicérides do sangue. No planejamento de uma alimentação saudável, devem estar numa proporção abaixo de 7% do valor calórico total diário.

As Gorduras Poliinsaturas e as Monoinsaturadas são "do bem". As Poliinsaturadas devem estar numa proporção abaixo de 10% do valor calórico total diário e as Monoinsaturadas, acima de 10%.

As Gorduras Monoinsaturadas tem a vantagem de proteger as artérias, aumentar o "bom" colesterol (HDL-Colesterol) e diminuir o colesterol "ruim" (LDL - Colesterol).

NÃO EXISTE NENHUM COLESTEROL EM NENHUM ALIMENTO DE ORIGEM VEGETAL!!!
O que acontece é que quando consumidas em excesso, as gorduras saturadas e hidrogenadas elevam os níveis de colesterol no sangue.

Consultoria feita à matéria "30 dicas para evitar o efeito sanfona" da Revista Criativa de setembro/2003

Texto de Marília Fernandes


Leitura adicional:
Gorduras - ômega-3, ômega-6, colesterol, gordura trans, saturada, mono-insaturada
Dieta para baixar o colesterol
HDL - Bom Colesterol
LDL - Mau colesterol ou ruim



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