Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Frutas secas - Avelã, Castanha de Caju, do Pará, Damasco, Noz, Pistache, Tâmara

Nozes - GNU Free Documentation license
Variedade e riqueza de nutrientes fazem das frutas secas uma leve e boa alternativa de alimentação

O verão faz muitas pessoas mudarem seus hábitos alimentares. Além da preocupação com a boa forma, os dias quentes tornam necessárias refeições mais leves. É aqui que ganham destaque as frutas secas. Repletas de nutrientes, elas podem servir como alternativa a quem quer controlar a alimentação sem abrir mão da saúde.

"As frutas secas tinham destaque na mesa somente nas ceias de Natal e Ano Novo. Mas, depois que seus inúmeros benefícios foram descobertos e divulgados, seu consumo aumentou. Hoje, muitas pessoas aderem a dietas diárias com esse tipo de alimento, principalmente nesse período de calor" afirma Marília Malvezzi Karwowski, engenheira de alimentos da La Violetera, uma das maiores importadoras desse tipo de produto no Brasil. A empresa traz as iguarias dos Estados Unidos, Argentina, Chile, Turquia e Tunísia.

A seguir, Marília seleciona as frutas secas mais consumidas, com suas características e benefícios ao organismo.

Ameixa:
É altamente energética, fornecedora de grande quantidade de calorias. É indicada no combate a hemorróidas e recomendada em casos de prisão de ventre, por seu poder laxativo. Possui grande quantidade de fósforo, o que contribui no tratamento de fraqueza geral e debilidade cerebral, além de ser rica em vitaminas do Complexo B, tornando-a aliada na prevenção de doenças como reumatismo, artrite e arteriosclerose. Ainda tem abundância de niacina, fibras, vitamina C e potássio. Mas, atenção. Deve ter seu consumo controlado, pois em caso de excesso pode afetar os rins.

Amêndoa:
Possui grande quantidade de fibras, zinco e ômega-3. É a campeã em vitamina E, prevenindo o organismo contra toxinas e efeitos nocivos da poluição. É uma excelente opção de lanche, embora seu consumo deva ser controlado, já que é calórico.

Avelã:
É a fruta seca mais rica em cálcio, nutriente essencial para manter os dentes fortes e prevenir a osteoporose. Possui, ainda, vitamina C e B-1, que ajuda as células a produzirem energia por meio de carboidrato.

Castanha de Caju:
Essa fruta é rica em carboidratos e proteínas. Possui ferro, cálcio, fósforo, sódio e inúmeros tipos de aminoácidos, inclusive o argimino, que se converte em óxido nítrico, alargando as artérias e diminuindo a pressão sanguínea, auxiliando no controle da hipertensão. Também é formada por fitoquímicos e fitoesteróis, elementos anticancerígenos. É abundante em fibras e em gordura monossaturada, que ajuda no aumento dos níveis de HDL, o bom colesterol.

Castanha do Pará:
É considerado um alimento extremamente nutritivo, devido à sua elevada quantidade de proteínas. Por conta de seu grande teor de vitamina E e de selênio, é também considerado o mais rico alimento em substâncias antioxidantes, importantes no combate aos radicais livres, que danificam as células, causam doenças e aceleram o envelhecimento. Apenas uma castanha do Pará por dia fornece a quantidade de selênio de que o corpo necessita.

Damasco:
Esse tipo de fruta seca é rico em vitaminas A e B, além de conter uma grande quantidade de ferro, fundamental no transporte de oxigênio para as células. Contêm poucas calorias, não têm gordura e é altamente nutritivo.

Noz:
Abundante em ômega-3, a gordura que protege contra doenças cardiovasculares, esse tipo de fruta seca possui vários minerais, além da arginina, um aminoácido fundamental para a circulação do sangue e ao sistema imunológico. O alimento possui outros nutrientes, como a vitamina E, que auxilia na prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer, e a vitamina B-6, que atua também na produção de glóbulos vermelhos.

Pistache:
Possui como nutrientes cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitaminas A, B-1 e B-6, esta última fundamental para a produção de hormônios e ao bom funcionamento cerebral. O produto também é rico em fibra e em gordura monoinsaturada, que ajuda no aumento dos níveis do bom colesterol. O pistache tem, também, elementos que ajudam as células a produzir energia e que atuam na produção de hemoglobina, que transporta oxigênio ao sangue, além de auxiliar na reparação e cicatrização de feridas, por conta do zinco presente na fruta.

Tâmara:
Também é considerada uma opção muito energética, devido ao alto conteúdo de hidratos de carbono simples e complexos nela presentes. É rica em ferro, potássio, cobre, magnésio e cálcio. Possui açúcares complexos, que são metabolizados pelo organismo de forma demorada. Isso é vantajoso para quem precisa de energia por um longo período de tempo. Vitaminas A, B e C também completam a constituição da fruta. A tâmara é aconselhada para quem sofre de alterações hepáticas e de anemia. Atua também como suave laxante, sendo benéfica para pessoas que têm problemas de intestino preso. Livre de colesterol é ótima opção na luta contra o câncer. Ajuda, ainda, na prevenção de gripes, viroses e outros tipos de infecções nos aparelhos respiratório e urinário

Créditos:
Marília Malvezzi Karwowski, engenheira de alimentos da La Violetera.
Data da inclusão: 31/01/2008
Empresa: EX-LIBRIS COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Fone: (11) 3266-6609
E-mail: paulaidoeta@libris.com.br
Contato: Ernesto Zanon/Paula Idoeta


Leitura adicional:
Dieta das Frutas - Frutariana
Frutas secas - Figos, ameixas
Frutas oleaginosas - nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, castanha do Pará



Alimentos

Item Frutas secas - Avelã, Castanha de Caju, do Pará, Damasco, Noz, Pistache, Tâmara

Item Banana Verde

Item Frutas vermelhas e saúde

Item Chlorella para desintoxicar

Item Melancia - um frescor rejuvenescedor

Item Oleaginosas

Item Alimentos Funcionais

Item Chás - Chá Calmante, Emagrecedor, Digestivo e Diurético

Item Alimentos Funcionais - Alimento funcional e direito do consumidor

Item Própolis e produtos apícolas

Item Linhaça

Item Berinjela

Item Caldos, sopas, fondues, vinhos e chás

Item Iogurte é tudo de bom

Item Os Tomates se revelaram

Item Broto de feijão-mungo

Item Com que Leite eu vou?

Item Carboidratos que fazem bem - oligossacarídeos

Item Alimentos calmantes

Item Flores comestíveis

Item Ervas e Especiarias para a Saúde

Item Frutas, legumes, verduras e grãos na alimentação

Item Alimentos para crianças - O que colocar na lancheira

Item Carboidratos e grãos integrais

Item Suco noni

Item Sucos - Suco de pêra, abacaxi, maçã, açaí, guaraná, laranja

Item Chocolate

Item Carne de Avestruz

Item Pequi

Item Mel - Antiobiótico Natural

Item Azeite de Oliva - Benefícios para a saúde

Item Geléia Real - néctar para a saúde

Item Arroz e Feijão - um casal perfeito

Item Peito de peru ou blanquet?

Item Pescado - consuma com segurança

Item Mandioca - Melhoramento do tubérculo para a dieta


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato