Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

A delicadeza das Flores comestíveis

As flores são bonitas e cheirosas para atrair os insetos polinizadores e assim garantir a reprodução e a continuidade das espécies. Bonito, não? Esse mesmo poder de atração e sedução fez com que as flores saíssem dos jardins, entrassem em nossas casas para enfeitar e começassem a fazer parte das preparações culinárias.

Já na Antiguidade, o uso das flores na culinária era do conhecimento de alguns povos como, por exemplo, a Althaea officinalis, da família das malváceas, conhecida pelos ingleses como marshmallow. Suas flores cor-de-rosa eram utilizadas em saladas, e, da mucilagem das raízes, faziam-se doces. Além de servirem como alimento, eram também utilizadas pelo seu valor medicinal laxativo.

As senhoras inglesas do tempo da rainha Vitória preparavam um prato sofisticado de pétalas de rosas cristalizadas. As pétalas eram cobertas com clara de ovo e água e, na hora de servir, eram polvilhadas com açúcar.
O clássico licor verde Chartreuse, de origem francesa, desenvolvido no século XVII, tinha pétalas de cravo como um dos seus secretíssimos ingredientes.

Mas é preciso saber que nem todas as flores são comestíveis, algumas espécies são venenosas como é o caso da azaléia e do bico de papagaio.
Existem as flores que são mais comumente conhecidas no uso culinário: couve-flor, brócolis, alcachofra e flor de abóbora ou cambuquira. Mas existem outras também próprias para o consumo: a capuchinha, a rosa, a begônia, a calêndula, o amor-perfeito, o crisântemo, a tulipa, as flores de alfazema, a cravina e a verbena-limão.

As flores que são destinadas à culinária NÃO são as mesmas das floriculturas. Para uso comestível, devem ter seu cultivo orgânico e serem isentas de agrotóxicos.
A garantia de flores para uso culinário é obtida através do selo de certificação de Agricultura Orgânica.

Além da beleza, sabor e requinte que dão aos pratos, as flores comestíveis tem baixo valor calórico (cerca de 40 kcal por 100g), são ricas em água e contêm substâncias benéficas à saúde como é o caso da Rosa, Calêndula e Capuchinha.
A rosa e o nastúrcio, por exemplo, são ricas em Vitamina C. Os dentes de Leão possuem betacaroteno (pré-vitamina A) e Vitamina C.

Fazendo parte de saladas, omeletes, sobremesas, geléias, tortas, biscoitos, pudins, sorvetes, as flores tornam a mesa mais atraente, encantam e agradam tanto o paladar, quantos os olhos. Podem ainda aromatizar vinagres e azeites, serem salpicadas em saladas e decorar cubos de gelos para refrescar bebidas e sucos.

Conheça algumas flores que enfeitam a culinária e inove seus pratos!!

Rosa

Seu uso é tradicional na cozinha árabe, onde a essência de rosas é muito utilizada. É feita uma infusão das pétalas para concentrar o sabor e pode ser utilizada em cremes, musses, fazendo parte de sucos de laranja, limonada e geléias.

Flor de Abobrinha e Abóbora
Também conhecida como flor de cambuquira. Pode ser recheada com queijo e acompanhar pratos salgados ou ainda servir de ingrediente para sopas.

Calêndula
Antigamente era consumida como se fosse uma hortaliça. Suas pétalas podem ser misturadas ao arroz, ao peixe, à sopa, aos queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão. Pode ser usada também como corante de manteiga e queijos. Apenas as pétalas devem ser consumidas, desprezando-se o miolo.

Nastúrcio
Tem origem peruana. Foi levada para a Espanha no século XVI. Suas cores vão do amarelo ao vermelho. Seu sabor lembra o agrião. Muito utilizadas em saladas.

Amor-perfeito
Tem textura aveludada e é refrescante. Boa para saladas ou aromatizar vinagres.

Borago
Sua origem é da Ásia ou do Mediterrâneo. As flores, quando frescas, têm um tom violeta e, quando mais velhas, tornam-se rosadas. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente, tornando o homem alegre e feliz. As pétalas formam uma estrela de 5 pontas de cor violeta. São usadas em saladas e para aromatizar vinagres.

Agave americana
Planta da América Central e do Sul. Sua florescência demora entre 10 e 20 anos. Era cultivada no México desde 1561. Suas flores são ingeridas com tortilhas. A seiva fermentada produz o Pulque, bebida que depois de destilada dá origem a tequila ou o mescal.

Verbena-limão
Originária do Chile e da Argentina. Suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas. São usadas também nos licores franceses.

Rosa-de-Jericó
Sua origem é chinesa. Suas flores são grandes e suas cores podem ser branca, amarela, vermelha ou cor de vinho. Podem ser usadas em saladas e a flor cor de vinho é utilizada para escurecer o vinho.

Camomila amarela
Originária do sul e centro da Europa. Sua floração ocorre entre julho e outubro.

Endro ou aneto
Os ingleses chamam de drill. Suas flores são usadas em picles de pepino ou de couve-flor.

Carambola
No Brasil, foi introduzida no estado de Pernambuco em 1817, pelos portugueses que a trouxeram da Índia. Sua origem provável é africana. As flores são usadas em saladas e o fruto é também conhecido como .fruto-estrela., cujo suco é utilizado para tirar manchas das mãos e de roupas. Dos frutos verdes fazem-se picles.

Crocus sativus
É o açafrão verdadeiro, uma planta caríssima. Para obter 1 quilo, é preciso de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.

Cravina
Suas flores podem ser usadas em saladas, tortas de frutas, sanduíches, e ainda para aromatizar vinagres, geléias, açúcar e vinho. Quando açucaradas, podem decorar bolos. Seu corante é muito usado em confeitaria.

Girassol
Era cultivado pelos indígenas no norte do México, há mais de 3.000 anos. Os botões florais são cozidos, servidos como aspargos e suas flores em saladas.

Gerânio
Muito usado em saladas.

Piúva
Planta da Mata Atlântica que floresce de junho a setembro. A flor cor-de-rosa é comestível.

Ipê-roxo e Ipê-rosa
Floresce de maio a setembro e é originário da Mata Atlântica.

Capuchinha
Começaram a ser usadas no Oriente. Tem flores vistosas, nas cores amarela e vermelha. As flores, folhas e sementes têm gosto apimentado. É rica luteína, um carotenóide que está relacionado com a prevenção de doenças como a catarata e a degeneração macular.

Violeta verdadeira
Não é a violeta-africana, encontrada nas floriculturas. Quando fresca, é usada em saladas. Cristalizada pode ser usada para decoração de bolos, pudins e sorvetes.

Hibisco
Utilizado para decorar saladas. Tem ação adstringente em doenças das vias respiratórias e pode aliviar cólicas menstruais.

Onde comprar flores comestíveis?
A Empresa Ervas Finas produz flores especialmente para finalidades alimentícias. O cultivo é totalmente controlado e isento de produtos químicos. As flores são comercializadas em embalagens especiais que garantem a integridade e pureza.
Mais informações: http://


Leitura adicional:
Herbário
Alimentos para espantar Depressão - Triptofano, Folato, Camomila
Segredos dos chás - Chá de Alecrim, Alfazema, Arnica, Camomila



Alimentos

Item Frutas secas - Avelã, Castanha de Caju, do Pará, Damasco, Noz, Pistache, Tâmara

Item Banana Verde

Item Frutas vermelhas e saúde

Item Chlorella para desintoxicar

Item Melancia - um frescor rejuvenescedor

Item Oleaginosas

Item Alimentos Funcionais

Item Chás - Chá Calmante, Emagrecedor, Digestivo e Diurético

Item Alimentos Funcionais - Alimento funcional e direito do consumidor

Item Própolis e produtos apícolas

Item Linhaça

Item Berinjela

Item Caldos, sopas, fondues, vinhos e chás

Item Iogurte é tudo de bom

Item Os Tomates se revelaram

Item Broto de feijão-mungo

Item Com que Leite eu vou?

Item Carboidratos que fazem bem - oligossacarídeos

Item Alimentos calmantes

Item Flores comestíveis

Item Ervas e Especiarias para a Saúde

Item Frutas, legumes, verduras e grãos na alimentação

Item Alimentos para crianças - O que colocar na lancheira

Item Carboidratos e grãos integrais

Item Suco noni

Item Sucos - Suco de pêra, abacaxi, maçã, açaí, guaraná, laranja

Item Chocolate

Item Carne de Avestruz

Item Pequi

Item Mel - Antiobiótico Natural

Item Azeite de Oliva - Benefícios para a saúde

Item Geléia Real - néctar para a saúde

Item Arroz e Feijão - um casal perfeito

Item Peito de peru ou blanquet?

Item Pescado - consuma com segurança

Item Mandioca - Melhoramento do tubérculo para a dieta


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato