Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) - O que é, causas, sintomas, tratamento

O que é doença pulmonar obstrutiva crônica

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença progressiva, na qual as vias aéreas dos pulmões ficam danificadas, tornando difícil respirar. Você pode ter escutado falar de doença obstrutiva crônica por outros nomes, como enfisema ou bronquite crônica.

Em pessoas com doença obstrutiva crônica, as vias aéreas que carregam ar para dentro e fora dos pulmões são parcialmente bloqueadas, tornando a respiração difícil. Doença pulmonar obstrutiva crônica é uma causa importante de fatalidades, matando mais de 120 mil norte-americanos por ano. Isso significa uma morte a cada 4 minutos.

Como a doença pulmonar obstrutiva crônica afeta as vias aéreas

As vias aéreas são tubos que carregam ar para dentro e fora dos pulmões através do nariz e boca. As vias aéreas nos pulmões se ramificam como galhos de uma árvore. No final de cada ramificação há vários pequenos sacos de ar. Em pessoas saudáveis, essas vias aéreas e sacos são elásticos. Quando você inspira, casa saco se enche de ar, como um pequeno balão, e quando expira, o balão esvazia e o ar sai.

Em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, as via aéreas e sacos perdem a forma e ficam moles. Menos ar entra e mais sai das vias aéreas porque:
* As via aéreas e sacos aéreos perdem a elasticidade.
* As paredes entre muitos dos sacos aéreos estão destruídas.
* As paredes das vias aéreas ficam rígidas ou inflamadas e inchadas.
* Células nas vias aéreas fabricam mais muco do que o usual, o que tende a entupir as vias aéreas.

A doença pulmonar obstrutiva crônica se desenvolve lentamente e não tem cura

Quando a doença pulmonar obstrutiva crônica é severa, falta de ar e outros sintomas da doença podem atrapalhar até as tarefas mais básicas, como fazer trabalhos domésticos leves, caminhar e até tomar banho e se vestir.

Doença pulmonar obstrutiva crônica se desenvolve lentamente, e pode levar muitos anos até que a pessoa perceba sintomas como falta de fôlego. Na maioria das vezes, doença pulmonar obstrutiva crônica é diagnosticada em pessoas idosas ou de meia idade.

Não há cura para doença pulmonar obstrutiva crônica. Os danos nas vias aéreas e pulmões não podem ser revertidos, mas há coisas que você pode fazer para controlar os efeitos debilitantes da doença.

Causas e prevenção da doença pulmonar obstrutiva crônica

Fumo

A maioria dos casos de doença pulmonar obstrutiva crônica se desenvolve com o tempo por respirar fumaça e outras substâncias que irritam os pulmões. Algumas coisas que o colocam sob risco para doença pulmonar obstrutiva crônica incluem fumar, exposição ao ambiente, e fatores genéticos. Fumar é a causa mais comum de doença pulmonar obstrutiva crônica.

Outras causas de doença pulmonar obstrutiva crônica

A doença pulmonar obstrutiva crônica também pode ocorrer em pessoas que foram expostas por longos períodos a substâncias que irritam os pulmões, como certos químicos, poeira e fumaça no ambiente de trabalho. Muita exposição ao fumo de outra pessoa (fumo passivo) ou outros poluentes no ar também pode contribuir para doença pulmonar obstrutiva crônica. Em algumas pessoas a doença pulmonar obstrutiva crônica causada por uma condição genética chamada deficiência de alfa1-antitripsina

Prevenção da doença pulmonar obstrutiva crônica

Você pode tomar medidas para prevenir a doença pulmonar obstrutiva crônica antes que ela comece. Caso já tenha doença pulmonar obstrutiva crônica, pode prevenir as complicações e controlar seus efeitos debilitantes. Se você fuma, a coisa mais importante que pode fazer para prevenir mais danos aos pulmões é parar de fumar. Também é importante ficar longe de pessoas fumando.

Sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica

Os sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica incluem:
* Tosse constante.
* Excesso de produção de muco.
* Falta de fôlego ao realizar atividades que está acostumado.
* Som chiado ao respirar.
* Aperto no peito.

Os sintomas mais comuns de doença pulmonar obstrutiva crônica são tosse que não vai embora e tossir muito muco. Esses sintomas freqüentemente começam anos antes da redução do fluxo de ar pelas vias aéreas.

Tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica

Embora não exista cura para doença pulmonar obstrutiva crônica, tratamentos e mudanças no estilo de vida pode ajudar a controlar os sintomas.

Parar de fumar

A coisa mais importante que pode fazer para tratar a doença pulmonar obstrutiva crônica é parar de fumar. Converse com seu médico sobre programas e produtos que podem ajudá-lo a largar o fumo. Também evite o fumo passivo.

Objetivos do tratamento para doença pulmonar obstrutiva crônica

O objetivos do tratamento são:
* Aliviar os sintomas.
* Retardar o progresso da doença.
* Melhorar a capacidade de permanecer ativo.
* Prevenir e tratar qualquer complicação decorrente da doença.
* Melhorar a saúde geral.

O tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica pode ser diferente para cada pessoa e é baseado na severidade dos sintomas. Os tratamentos incluem medicamentos, reabilitação pulmonar, tratamento com oxigênio e cirurgia. Também há tratamentos para controlar as complicações.

Medicamentos para tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica

Broncodilatadores são medicamentos que funcionam relaxando os músculos ao redor das vias aéreas, as abrindo e tornando mais fácil a respiração. A maioria dos broncodilatadores é inalada diretamente para os pulmões com o uso de um inalador. Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica leve podem usar inaladores somente quando necessário. A inalação de esteróides é usada para algumas pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica moderada ou severa. Eles funcionam reduzindo a inflamação ou inchaço nas vias aéreas.

Os médicos recomendam que pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica tomem vacina para prevenir pneumonia e gripe.

Reabilitação pulmonar no tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica

Adicionalmente aos medicamentos, o médico pode recomendar reabilitação cardíaca para ajudar a pessoa com doença pulmonar obstrutiva crônica a permanecer ativa. A reabilitação pulmonar pode incluir exercícios, orientação nutricional, e educação sobre como controlar a doença.

Terapia com oxigênio

Para algumas pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica e baixos níveis de oxigênio, pode ser recomendado o uso de terapia com oxigênio para ajudar com a falta de ar. Usar oxigênio extra por mais de 15 horas diárias pode ajudar no desempenho de atividades com menos falta de ar, proteger de danos o coração e outros órgãos, auxiliar com o sono a ajudar a viver mais.

Cirurgia

Para algumas pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica severa, cirurgia pode ser recomendada. Há dois tipos de cirurgias para casos severos de doença pulmonar obstrutiva crônica: bulectomia, que remove um grande saco de ar que pode comprimir o pulmão; ou cirurgia para redução do volume pulmonar, que remove seções de tecido danificado do pulmão. Um transplante de pulmão pode ser feito em algumas pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica muito grave.

Quando a doença pulmonar obstrutiva crônica piora

Em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica freqüentemente ocorre piora súbita dos sintomas. Quando isso acontece, fica muito mais difícil respirar. Deve-se ligar para o médico quando tiver rigidez súbita do peito, mais tosse, mudança no muco ou febre. O médico investigará o que pode estar causar esses sintomas súbitos, que algumas vezes são decorrentes de infecção pulmonar.

O médico pode recomendar antibióticos para a infecção, ou broncodilatador ou glucocorticosteróides para ajudar com a respiração.

Pode ser recomendada a internação no hospital caso o paciente:
* Tenha muita dificuldade para respirar.
* Tenha dificuldade para falar.
* Tenha os lábios ou unhas azuis ou cinzas.
* Não esteja mentalmente alerta.
* Esteja com o batimento cardíaco muito acelerado.
* O tratamento em casa para os sintomas piorados não esteja funcionando.

Créditos:
Tradução: © 2012, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH SeniorHealth



Seções
Alimentos
Cabelos
Cardiologia
Dentes brancos e saudáveis
Dietas
Estética
Exercícios físicos
Mulher
Nutrição
Nutrição Esportiva
Notícias sobre saúde
Obesidade e Emagrecimento
Patologias
Patologias e alimentação
Pele saudável
Receitas de culinária light
Saúde Geral
Sexo e saúde

Patologias
Item Doença de Paget do osso
Item Doença de Paget dos ossos - Sintomas, complicações e tratamento
Item Doença de Parkinson e Parkinsonismo Juvenil
Item Causas da doença de Parkinson
Item Doença de Parkinson - Sintomas e diagnóstico
Item O que é osteoporose
Item Fatores de risco para osteoporose
Item Sintomas e tratamento da osteoporose
Item Câncer de próstata - O que é, fatores de risco, sintomas, exame PSA
Item Tratamentos para Câncer de Próstata
Item Fumo passivo e efeitos à saúde em adultos e crianças
Item Transtornos do sono - Insônia, narcolepsia , apnéia do sono e síndrome das pernas inquietas
Item Depressão - Tipos e Causas
Item Sintomas de Depressão
Item Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) - O que é, causas, sintomas, tratamento
Item Câncer colorretal - O que é, fatores de risco
Item Artrite reumatóide - O que é, causas, sintomas, tratamento, cirurgia
Item Artrose ou osteoartrite - O que é, causas, sintomas
Item Tratamento da artrose
Item Doença de Alzheimer - O que é, perda de memória e demência
Item Doença de Alzheimer - Causas e fatores de risco
Item Doença de Alzheimer - Sintomas e diagnóstico
Item Doença de Alzheimer - Tratamento
Item Hemorróidas - O que são, sintomas, causas, tratamento
Item Fibromialgia - O que é, sintomas, causas, tratamento
Item Linfoma não-Hodgkin - O que é, Causas
Item Conjuntivite viral, bacteriana e alérgica - Causas
Item Conjuntivite - O que é, sintomas, tratamento
Item Enxaqueca - Sintomas, tratamento, causa
Item Citomegalovírus - Diagnóstico, testes, na gravidez
Item Perda auditiva - Sintomas e diagnóstico
Item Sinusite - O que é, causa, tratamento, remédios
Item Caxumba - Sintomas, tratamento, transmissão
Item Insônia - Tratamento e diagnóstico
Item Insônia - O que é, causas, primária e secundária
Item Insuficiência respiratória aguda e crônica - Sintomas, tratamento
Item Doença de Crohn ou enterite regional - Diagnóstico, dieta e gravidez
Item Otite externa
Item Tratamento da leucemia
Item Diagnóstico da leucemia
Item Leucemia aguda e crônica
Item Apendicite
Item Esclerose múltipla - Tratamentos
Item Sinusite aguda e crônica - O que é, sintomas e tratamento
Item Apnéia obstrutiva do sono
Item Anemia vira leucemia?
Item Dislexia
Item Retinoblastoma
Item Artrose no ombro - Tratamento com Prótese Reversa
Item Virose
Item Câncer de ovário
Item Boca seca - Xerostomia
Item Doença do Refluxo Gastroesofágico - Azia e queimação
Item Asma
Item Anemia
Item Ovários Policísticos
Item Displasia Mamária
Item Pés de diabéticos e prevenção de lesões
Item Osteoporose
Item Insônia e Depressão
Item Evolução da leucemia
Item Hepatite A
Item Tireóide x Humor - hipertiroidismo e hipotiroidismo
Item Bumbum Sarado - Síndrome do Piriforme
Item Gastrite e Úlcera
Item Diabetes tipo 1 e 2
Item Insuficiência Renal Crônica
Item Cálculos de vesícula
Item Dermatite de Contato
Item Mal de Alzheimer
Item Problemas e doença no Quadril
Item Doença de Chagas e Transmissão Oral
Item Prevenção do Câncer com Estilo de Vida Saudável




Saúde Esportiva - © 2007-2012 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato