Top
 
Banner Topo Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Menu
Recomendar esse artigo



Doença arterial coronariana e cereais integrais

Links patrocinados

Cereal - Fonte: Governo dos EUA
Diversos estudos demonstram que consumir cereais integrais pode reduzir o risco de desenvolver doença arterial coronariana. Os cereais possuem fibra e baixo teor de gordura, portanto, são importantes em uma dieta saudável para o coração. Além disso, os cereais integrais contêm antioxidantes, fitonutrientes, vitaminas e minerais, que exercem um fator-chave nesta relação com o coração.

Saude Esportiva

Segundo o estudo “Diet and heart: a postscript (Dieta e Coração: considerações), pesquisadores analisaram a dieta alimentar de 337 pessoas em um intervalo de 10 a 20 anos e concluíram que a redução no risco de doença cardíaca era atribuída a uma alta ingestão de fibra de cereais.

Na mesma linha, o artigo “Vegetable, fruit and cereal fiber intake and risk of coronary heart disease among men” (Consumo de vegetais, frutas e cereais e o risco de doença arterial coronariana entre os homens) destaca que a fibra do cereal está fortemente associada a um risco reduzido de infarto do miocárdio. Para chegar a essa conclusão, foram avaliados 43.757 norte-americanos de 40 a 75 anos de idade. Houve uma redução de 0,71 no risco de desenvolvimento da doença para cada 10 g de aumento na ingestão de fibra de cereal.

Saude Esportiva

Outro grande estudo avaliou a relação entre o consumo de cereais integrais e o risco de doenças cardiovasculares. Trata-se do “Nurses’ Health Study” (Estudo de saúde das enfermeiras), uma pesquisa realizada durante 10 anos com mulheres norte-americanas. Foi avaliado um total de 68.782 mulheres entre 37 e 64 anos de idade, sem problemas no coração. Foram coletados dados dietéticos a partir de um questionário validado semiquantitativo de freqüência alimentar. Para evitar fatores de confusão, os autores controlaram os resultados por idade, fatores de risco cardiovasculares, fatores dietéticos e uso de suplementos vitamínicos.

Os pesquisadores constataram que um aumento de 10 g por dia na ingestão total de fibras das participantes reduziu em 0,81 o risco de doença arterial coronariana. Entre as diferentes fontes de fibra alimentar, como cereais, legumes e frutas, apenas a fibra de cereais estava fortemente associada a uma redução de risco de doença arterial coronariana.

Saude Esportiva

Quando comparadas as mulheres que apresentaram maior consumo de cereais integrais com aquelas que consumiam pouca quantidade desses alimentos, houve uma redução de 31% e 25%, respectivamente, no risco de acidente vascular cerebral e doença coronária.

Para finalizar, o estudo “Patterns of food consumption and risk factors for cardiovascular disease in the general Dutch population” (Estudo do consumo de alimentos e fatores de risco por doenças cardiovasculares na população holandesa em geral) concluiu que o consumo de cereais integrais pode proteger contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Segundo os autores, a ingestão de dietas refinadas que não incluem cereais integrais foi associada a um nível de colesterol mais alto e à ingestão mais baixa de micronutrientes nos pacientes.

Saude Esportiva

Créditos:
Hill & Knowlton
Jornalista Responsável: Daiane Leide
Tel: ( 11 ) 5503-2869
Email: dleide@hillandknowlton.co


Leitura adicional:
Grãos Integrais - Cereais
Colesterol alto e doença cardíaca

Cardiologia - Menu

Seções
Alimentos
Cabelos
Cardiologia
Dentes brancos e saudáveis
Dietas
Empregos na área da saúde
Estética
Exercícios físicos
Mulher
Nutrição
Nutrição Esportiva
Notícias sobre saúde
Obesidade e Emagrecimento
Patologias
Patologias e alimentação
Pele saudável
Receitas de culinária light
Saúde Geral
Sexo e saúde
Shopping de Esportes e Saúde

Cardiologia
Item HDL - Bom colesterol combate aterosclerose
Item Infarto agudo do miocárdio - Ataque cardíaco
Item Hipertensão arterial - Combate e prevenção
Item Úlcera vascular
Item Colesterol alto
Item Hipertensão - prevenção da pressão alta
Item Doença arterial coronariana e cereais integrais
Item Goiaba ajuda a reduzir colesterol e pressão sanguínea
Item Flavonóides e Saúde Vascular
Item Colesterol
Item Pressão Arterial
Item Colesterol - Mitos e Verdades
Item Fumantes - frequência cardíaca e pressão arterial


Saúde Esprtiva
Google
 
acessos - Saúde Esportiva - © 2007-2008 Helio Fontes - Buscar Emprego pela Catho
Email para contato