Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Dietas das proteínas

Dietas das proteínas são regimes alimentares que defendem a restrição do consumo de carboidratos, baseados em pesquisas que ligam a ingestão de certos carboidratos com elevação de níveis de insulina no sangue, o que teria como um dos sintomas a obesidade.

Nas dietas das proteínas, alimentos ricos em carboidratos são limitados ou substituídos por gordura, proteína e/ou fibras.

O termo "dieta das proteínas" atualmente está mais fortemente associado à Dieta de Atkins. Porém, há várias outras dietas que dividem em níveis variados os mesmo princípios, como a Dieta da Zona e Dieta de South Beach. Como ponto comum, as dietas das proteínas reduzem a produção de insulina no corpo para estimular a cetose, na qual o organismo usa os depósitos de gordura como fonte energética quando não há mais carboidratos.

Embora as dietas das proteínas originais fossem baseadas em evidência empírica, hoje há base teórica muito maior. O princípio científico principal de base para as dietas das proteínas é o relacionamento entre o consumo de carboidratos e seu efeito na glicose sanguínea e produção de hormônios.

Os níveis de glicose no sangue ficar numa faixa estreita para manter a saúde. Dois hormônios principais regulam os níveis de glicose são: insulina, que diminui a quantidade de glicose no sangue, e glicagina, que aumenta os níveis de glicose no sangue. Em geral as dietas ocidentais contêm tantos carboidratos que quase todas as refeições causam elevação substancial de insulina e interrompem a cetose, o que ocasionaria o armazenamento do excesso de energia da dieta em gordura.

Já nas dietas das proteínas há o desencorajamento de produção de insulina e a tendência de causar cetose, o que segundo alguns poderia causar a eliminação da energia excedente na dieta, assim como o excesso de gordura corporal.

Créditos:
Tradução: © 2007, Hélio Augusto Ferreira Fontes

Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Low-carbohydrate_diet" (http://en.wikipedia.org/wiki/Low-carbohydrate_diet).


Livros:

Cique aqui para adquirir esse livro

Clique aqui para adquirir esse livro


Leitura adicional:
Dieta de Atkins
Dieta das Proteínas ou da Proteína



Seções
Alimentos
Cabelos
Cardiologia
Dentes brancos e saudáveis
Dietas
Estética
Exercícios físicos
Mulher
Nutrição
Nutrição Esportiva
Notícias sobre saúde
Obesidade e Emagrecimento
Patologias
Patologias e alimentação
Pele saudável
Receitas de culinária light
Saúde Geral
Sexo e saúde

Dietas
Item Dieta para diabéticos
Item Dieta da Zona 40 30 30
Item Dietas das proteínas
Item Dieta de South Beach
Item Dieta do Tipo Sanguíneo - Dieta do tipo de sangue A, B, O
Item Dieta de Atkins
Item Dieta Anti-celulite
Item Dieta equilibrada e alimentação balanceada
Item Perigos das Dietas sem Orientação
Item Dieta do Mediterrâneo




Saúde Esportiva - © 2007-2012 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato