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Dieta de South Beach

A dieta de South Beach foi elaborada pelo cardiologista Arthur Agatston e enfatiza o consumo de "bons carboidratos" e "boas gorduras".

Dr. Agatston desenvolveu a dieta de South Beach para pacientes cardíacos baseada nos seus estudos de pesquisas científicas sobre dietas alimentares. A dieta apareceu para o público no livro A Dieta de South Beach.

Dr. Agatston acredita que o consumo excessivo dos chamados "maus carboidratos", como os carboidratos de rápida absorção de alto índice glicêmico (um ranking que classifica carboidratos de acordo com a velocidade que elevam os níveis de glicose no sangue), os quais criariam uma síndrome de resistência à insulina - dificuldade do hormônio insulina de processar apropriadamente gordura ou açúcar. Adicionalmente, ele acredita que o consumo excessivo de "gorduras ruins", como gorduras saturadas e trans, contribuem para elevar as chances de doença cardiovascular. Por isso, a dieta de South Beach minimiza a ingestão de gorduras e carboidratos ruins e encoraja o consumo de gorduras e carboidratos bons.

A dieta de South Beach tem três fases

Fase 1 da dieta de South Beach
A dieta de South Beach começa com a fase 1, a qual dura duas semanas. A pessoa procura eliminar a resistência à insulina ao evitar carboidratos de índice glicêmico alto ou moderado, como açúcar, doces, pão, batata, frutas, cereais e grãos. Durante essa fase da dieta de South Beach, Dr. Agatston diz que o organismo perderá sua resistência à insulina e começa a usar o excesso de gordura corporal, causando perda de peso entre 3 e 6 quilos. Para as primeiras duas semanas a pessoa come quantidades normais de carne, peixe, vegetais, ovos, queijo e nozes. Há três refeições por dia mais lanches. Durante essa fase da dieta de South Beach a pessoa perde o desejo por açúcar e amido.

Fase 2 da dieta de South Beach
Depois de 2 semanas começa a segunda fase da dieta de South Beach. Alimentos de grãos integrais, frutas e laticínios gradualmente retornam à dieta, embora em menores porções do que eram ingeridos anteriormente e com a continuidade na ênfase por alimentos de baixo índice glicêmico.

Fase 3 da dieta de South Beach
Depois que o peso desejado é obtido, a dieta de South Beach vai para a fase 3, a de manutenção. Na fase 3 a dieta se expande para incluir três porções de grãos integrais e três porções de frutas por dia.

Algumas características da dieta de South Beach

A dieta de South Beach distingue entre carboidratos bons e ruins, e gorduras boas e ruins.
* Bons carboidratos são de alimentos ricos em fibras e têm índice glicêmico baixo, ou seja, são digeridos e absorvidos lentamente. Ao comer qualquer carboidrato, Dr. Agatston sugere também ingerir fibras ou gorduras para retardar a absorção dos carboidratos.
* Boas gorduras são as poliinsaturadas e monoinsaturadas , especialmente aquelas com ômega-3. Gorduras saturadas e trans são ruins.

A dieta de South Beach enfatiza em:
1) Mudança permanente na forma de se alimentar.
2) Variedade de alimentos.
3) Facilidade e flexibilidade

A dieta de South Beach não requer contagem de calorias ou limites de porções.

Créditos:
Tradução: © 2007, Hélio Augusto Ferreira Fontes

Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "South Beach diet" (http://en.wikipedia.org/wiki/South_Beach_diet).


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Leitura adicional:
Dieta de South Beach
Tabela de Índice Glicêmico - Carboidratos



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