Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Dieta de Atkins

A dieta de Atkins é a mais conhecida das dietas popularmente chamadas de "das proteínas", as quais restringem ingestão de carboidratos em favor de proteínas e gorduras.

Essa dieta foi adaptada pelo Dr. Robert Atkins nos anos 60 a partir de uma outra dieta que ele leu no Journal of the American Medical Association, e foi utilizada para resolver seu próprio problema de peso. Depois de tratar com sucesso mais de 10 mil pacientes, Dr. Atkins popularizou sua dieta com uma série de livros que começaram com "Dr. Atkins' Diet Revolution" em 1972.

Natureza da dieta de Atkins

A dieta de Atkins representa um desvio das teorias prevalecentes. Atkins defendeu que a causa principal da obesidade era primeiramente a ingestão de carboidratos refinados. Ele achava que o consumo de gordura saturada como causador da obesidade era superdimensionado e que só as gorduras trans deveriam ser evitadas. Embora a maior parte da ênfase de Atkins esteja na dieta, suplementos nutricionais e exercícios físicos também são considerados elementos importantes.

A dieta de Atkins envolve a restrição de carboidratos a fim de alterar o metabolismo do organismo de queima de glicose para a de gordura corporal armazenada. Esse processo (chamado lipose) começa quando o organismo entra no estado de cetose, como conseqüência da falta de carboidratos excedentes para queimar. Dr. Atkins afirmava que uma dieta com restrição de carboidratos produz uma "vantagem metabólica", na qual o corpo queima mais calorias do que em dietas normais.

Fases da dieta de Atkins

Há quatro fases da dieta de Atkins: introdução, perda de peso, pré-manutenção e manutenção por toda a vida.

A introdução é a fase mais restritiva da dieta de Atkins. Seu objetivo é fazer com que o corpo entre rapidamente no estado de cetose. A ingestão de carboidratos é bastante limitada e as comidas permitidas incluem quantidades liberais de carnes, peixes, aves e ovos. Os carboidratos são provenientes principalmente de verduras. O suplemento de vitaminas e minerais é recomendado. Nessa fase há o emagrecimento mais acentuado.

A fase de perda de peso consiste no aumento de ingestão de carboidratos, mas ainda abaixo dos níveis nos quais ocorre emagrecimento.

Na fase de pré-manutenção a ingestão de carboidratos é aumentada novamente. O objetivo dessa fase é atingir o nível máximo de consumo de carboidratos no qual não há ganho de peso.

Na manutenção pelo resto da vida há o objetivo de manter os hábitos adquiridos nas fases anteriores. Alimentos integrais e sem processamento são enfatizados, com a opção de voltar para fases anteriores se a pessoa voltar engordar.

Créditos:
Tradução: © 2007, Hélio Augusto Ferreira Fontes

Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Atkins_Nutritional_Approach" (http://en.wikipedia.org/wiki/Atkins_Nutritional_Approach).


Livros:

Cique aqui para adquirir esse livro

Clique aqui para adquirir esse livro


Leitura adicional:
Dieta de Atkins
Dieta das Proteínas ou da Proteína



Seções
Alimentos
Cabelos
Cardiologia
Dentes brancos e saudáveis
Dietas
Estética
Exercícios físicos
Mulher
Nutrição
Nutrição Esportiva
Notícias sobre saúde
Obesidade e Emagrecimento
Patologias
Patologias e alimentação
Pele saudável
Receitas de culinária light
Saúde Geral
Sexo e saúde

Dietas
Item Dieta para diabéticos
Item Dieta da Zona 40 30 30
Item Dietas das proteínas
Item Dieta de South Beach
Item Dieta do Tipo Sanguíneo - Dieta do tipo de sangue A, B, O
Item Dieta de Atkins
Item Dieta Anti-celulite
Item Dieta equilibrada e alimentação balanceada
Item Perigos das Dietas sem Orientação
Item Dieta do Mediterrâneo




Saúde Esportiva - © 2007-2012 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato