Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Diarréia - causas, sintomas, tratamento e dicas de alimentação

O que é diarréia

A diarréia é uma condição na qual as fezes ficam aquosas e a pessoa sente vontade de evacuar freqüentemente. Uma pessoa com diarréia tipicamente evacua mais de 3 vezes por dia. Diarréia aguda é um problema comum, que geralmente dura 1 ou 2 dias e vai embora sem tratamento especial. A diarréia prolongada, que dura mais que 2 dias, pode ser sinal de problema mais sério, e apresenta risco de desidratação. Diarréia crônica pode ser um sinal de alguma doença crônica.

Diarréia pode causar desidratação, o que significa que falta ao corpo fluidos suficientes para funcionar apropriadamente. Pessoas de todas as idades podem ter diarréia, sendo que a desidratação é particularmente perigosa em crianças e idosos, e deve ser tratada imediatamente para evitar problemas de saúde sérios.

Sintomas da diarréia

A diarréia pode vir acompanhada de cólica, dor abdominal, sensação de estômago cheio, náusea ou necessidade urgente de ir ao banheiro. Dependendo da causa, a pessoa pode ter febre ou sangue nas fezes.

Causas da diarréia

A causa diarréia aguda é geralmente relacionada a infecção bacteriana, viral ou parasítica. Diarréia crônica é geralmente relacionada a desordens como síndrome do intestino irritável ou doença inflamatória intestinal.

Causas da diarréia podem incluir:

* Infecções bacterianas. Vários tipos de bactérias consumidas através de alimento ou água contaminada podem causar diarréia. As culpadas mais comuns são Campilobactéria, Salmonella, Shigella e Escherichia coli (E. coli).

* Infecções virais. Muitos vírus causam diarréia, incluindo rotavírus, vírus Norwalk, citomegalovírus, herpes simples e vírus da hepatite.

* Intolerância alimentar. Algumas pessoas são incapazes de digerir alguns componentes da comida, como adoçantes artificiais e lactose.

* Parasitas. Os parasitas podem entrar no corpo através de alimentos ou água e se alojar no sistema digestivo. Parasitas que podem causar diarréia incluem Giardia lamblia, Entamoeba histolytica, e Criptosporídio

* Reação a medicamentos. Antibióticos, medicamentos para pressão, remédios para câncer e antiácidos com magnésio podem causar diarréia.

* Doenças intestinais. Doença inflamatória intestinal, colite, doença de Crohn e doença celíaca muitas vezes ocasionam diarréia.

* Desordens funcionais do intestino. A diarréia pode ser sintoma de síndrome do intestino irritável.

Algumas pessoas desenvolvem diarréia depois de cirurgia no estômago ou remoção da vesícula biliar. A razão pode ser a mudança da velocidade com a qual o alimento se move no sistema digestivo depois da cirurgia no estômago, ou elevação de bile no cólon depois de cirurgia na vesícula biliar.

Em muitos casos, a causa da diarréia não é encontrada. Contanto que a diarréia vá embora por si mesma, pesquisa extensiva da causa não é geralmente necessária.

Quando o médico deve ser consultado em casos de diarréia

A diarréia geralmente não causa problemas mais sérios, porém pode se tornar perigosa ou sinal de problema mais sério. Deve-se procurar um médico se experimentar uma das seguintes situações:
* Diarréia por mais de 3 dias.
* Dor forte no abdômen ou reto.
* Febre de mais de 38 graus.
* Fezes negras.
* Sangue nas fezes.
* Sinais de desidratação.

Tratamento da diarréia

Na maioria dos casos de diarréia, o único tratamento necessário é a reposição de fluidos para prevenir desidratação. Remédios para interromper diarréia podem ajudar, porém eles não são recomendados para pessoas cuja diarréia é causada por infecção bacteriana ou parasita. Se a diarréia for interrompida antes do organismo evacuar a bactéria ou parasita, eles ficaram presos no intestino prolongando o problema. Ao invés disso, os médicos geralmente usam antibióticos como primeira linha de tratamento nestes casos. Infecções virais podem ser tratadas com medicamentos ou deixadas para correr seu curso, dependendo da gravidade e tipo de vírus.

Dicas de alimentação pra pessoas com diarréia

Até que a diarréia vá embora, a pessoa deve evitar cafeína, laticínios, e alimentos ricos em fibras ou muito doces. Esses alimentos tendem a piorar a diarréia

Créditos:
Tradução: © 2008 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Digestive Diseases Information Clearinghouse



Seções
Alimentos
Cabelos
Cardiologia
Dentes brancos e saudáveis
Dietas
Estética
Exercícios físicos
Mulher
Nutrição
Nutrição Esportiva
Notícias sobre saúde
Obesidade e Emagrecimento
Patologias
Patologias e alimentação
Pele saudável
Receitas de culinária light
Saúde Geral
Sexo e saúde

Patologias e Alimentação
Item Listeriose - O que é a infecção por Listeria
Item Prisão de ventre - O que é, causas, como prevenir
Item Colesterol alto em crianças
Item Saúde dos Ossos - Cálcio e Atividades Físicas
Item Diarréia
Item Salmonelose - Infecção por salmonella
Item Sal e hipertensão
Item Alergia e Intolerância Alimentar
Item Suplementos vitamínicos beneficiam o organismo
Item Osteoporose - Cálcio e Vitamina D
Item Alimentação saudável pode prevenir depressão na terceira idade
Item Iodo e Doenças de Tireóide
Alimentos, Massa Óssea e Osteoporose
Item Fitoestrógenos - Fitoquímicos para os Pulmões
Item Degeneração macular e catarata x luteína e a zeaxantina
Item Hiperatividade infantil e nutrição
Item Gripe - Declare guerra às vilãs do Inverno
Item Intoxicações Alimentares
Item Isotônicos para casos de diarréia
Item Salmonela
Item Farinha de manga e índices de glicemia
Item Alergia ao Glúten
Item Dor de cabeça e alimentação
Item Leite de soja, bom colesterol e doenças coronarianas
Item Síndrome do Olho Seco e Ômega 3
Item Ácido Úrico e Gota
Item Erva-mate contra aterosclerose
Item Vitamina A - Beta-caroteno - Riscos da Suplementação
Item Vitamina A na Alimentação
Item Chá Verde contra o Câncer




Saúde Esportiva - © 2007-2012 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato