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Alimentos para crianças - O que colocar na lancheira

Não se renda à primeira careta! Ampliar o universo de alimentos e sabores das crianças é um processo educativo que começa em casa e requer disciplina.

Alimentos coloridos, variados e novidades despertam o interesse da criançada e educam o paladar. Para elaborar o cardápio da lancheira do seu filho, escolha UM ALIMENTO DE CADA GRUPO ABAIXO e não caia na rotina:

ENERGÉTICOS: fornecem glicose, principal fonte de energia para o bom desempenho físico e o trabalho cerebral.

- Pães de farinhas integrais (aveia, grãos, centeio, integral, preto, linhaça etc), pão sírio, pão francês com gergelim;
- Bolos simples (de laranja, cenoura, maça, fubá, etc);
- Biscoitos doces ou salgados sem recheios;
- Barra de cereais;
- Geléia de frutas;
- Mel

CONSTRUTORES: fornecem proteínas e cálcio, essenciais para o crescimento e o desenvolvimento.

- Queijo branco, ricota, patês de ricota e requeijão light;
- Leite e achocolatados em embalagem longa vida que garantem durabilidade maior;
- Iogurtes;
- Leite fermentado

REGULADORES: fornecem fibras, vitaminas e minerais que regulam todo o funcionamento orgânico.

- Frutas frescas da época, inteiras com casca e higienizadas (banana, maçã, pêra, tangerina, uvas, morango, goiaba, pêssego, ameixa, nêspera, etc);
- Tomate (fonte de vitamina C)
- Frutas secas (uva passa, damasco, ameixa);
- Sucos de frutas em embalagem longa vida têm maior durabilidade e menor perda de vitaminas. Podem ser colocados na lancheira congelados, garantindo assim o resfriamento e a conservação dos demais alimentos, principalmente os latícinios;
- Suco de soja com frutas em embalagem longa vida;
- Água de coco em embalagem longa vida.

Frutas com casca preservam as vitaminas, principalmente a Vitamina C, presente nas cítricas, que é extremamente instável ao oxigênio e à luz. As fibras solúveis e insolúveis das frutas garantem a normalização do funcionamento intestinal e são importantes na prevenção das cáries dentárias. Estimular a mastigação nas crianças promove o bom desenvolvimento da fala.

Importante: para garantir a conservação dos alimentos que necessitam de refrigeração (queijos e iogurtes), a lancheira deve ser térmica e assim prevenir as intoxicações alimentares causadas pelas bactérias.

O QUE NÃO COLOCAR NA LANCHEIRA

- Snacks e Salgadinhos de pacote;
- Refrigerantes;
- Isotônicos;
- Balas;
- Bolos com recheios e cremes;
- Frituras.

Cuide da Saúde dos Pequenos!! Educação Alimentar começa em Casa!!

Consultoria feita à Seção Vida e Saúde do Portal Terra
Texto de Marília Fernandes - CRN 1693


Leitura adicional:
Obesidade Infantil



Alimentos

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Item Banana Verde

Item Frutas vermelhas e saúde

Item Chlorella para desintoxicar

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Item Oleaginosas

Item Alimentos Funcionais

Item Chás - Chá Calmante, Emagrecedor, Digestivo e Diurético

Item Alimentos Funcionais - Alimento funcional e direito do consumidor

Item Própolis e produtos apícolas

Item Linhaça

Item Berinjela

Item Caldos, sopas, fondues, vinhos e chás

Item Iogurte é tudo de bom

Item Os Tomates se revelaram

Item Broto de feijão-mungo

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Item Carboidratos que fazem bem - oligossacarídeos

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Item Flores comestíveis

Item Ervas e Especiarias para a Saúde

Item Frutas, legumes, verduras e grãos na alimentação

Item Alimentos para crianças - O que colocar na lancheira

Item Carboidratos e grãos integrais

Item Suco noni

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Item Carne de Avestruz

Item Pequi

Item Mel - Antiobiótico Natural

Item Azeite de Oliva - Benefícios para a saúde

Item Geléia Real - néctar para a saúde

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Item Peito de peru ou blanquet?

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