Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Educação Alimentar nas Escolas

Em pouco tempo, refrigerantes, frituras e balas podem passar a ser coisa do passado nas cantinas de São Paulo. Isto acontece porque, a cada dia, mais escolas implantam Programas de Educação Alimentar. Até as instituições de ensino da rede pública encamparam o projeto. De acordo com determinação da Secretaria de Estado da Educação, elas têm seis meses para se adaptarem às novas regras, que incluem a substituição de refrigerantes por sucos ou bebidas à base de soja e leite; e de salgados fritos por assados.

Tanto empenho por parte das escolas tem razão de ser. Os benefícios de uma refeição balanceada são muitos, além de trazer bem estar, previnem doenças e a obesidade. E quando se trata de crianças e adolescentes, que estão em pleno estágio de desenvolvimento, uma boa alimentação, que ofereça todos os nutrientes necessários ao organismo, é fundamental. Ao propor uma dieta mais saudável, as escolas apostam na melhoria da qualidade de vida de seus alunos, mas passam a encarar um desafio: vencer a resistência que os mais jovens têm a este tipo de alimento.

CANTINA SAUDÁVEL

O Colégio Pentágono, com duas unidades em São Paulo e uma em Alphaville, vem enfrentando este desafio com criatividade. A escola iniciou há pouco tempo um programa de educação alimentar chamado Pentágono Saudável que pretende mostrar aos estudantes que "saudável" combina com "saboroso" e não tem nada a ver com "chato". O ponto central da campanha são as cantinas que passaram a contar com um cardápio mais rico e diversificado, preparado por uma nutricionista. A maior novidade são os "combos" - diferentes combinações de sucos, frutas e sanduíches que fornecem proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e gorduras na medida certa. Para esta nova fase, a cantina ganhou um visual mais moderno, com displays anunciando os "combos". Os alimentos saudáveis receberam lugar de destaque e os lanches pouco nutritivos foram colocados em locais com menor visibilidade. A intenção é, até o próximo ano, retirar das cantinas todo lanche que não for saudável.

PAIS E ESCOLA SÃO PARCEIROS

Para que este processo de conscientização dos estudantes seja bem sucedido, é fundamental uma parceria entre pais e escola. Para isto, o Pentágono enviou, para os familiares dos alunos da Educação Infantil, um texto informativo sobre a importância de um hábito alimentar saudável e uma tabela de sugestões dos melhores alimentos para se colocar na lancheira dos filhos. A lista incentiva lanches variados e ricos em nutrientes e proíbe o envio de refrigerantes, chocolate, balas, salgadinhos.

EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA SALA DE AULA

O programa Pentágono Saudável também se estende às salas de aula, onde os alunos recebem informações importantes sobre nutrição em projetos multidisciplinares. A garotada da 7ª serie, por exemplo, enquanto estuda o sistema digestor na aula de ciências, também aprende como os nutrientes atuam na formação dos outros sistemas do corpo humano. No laboratório, eles fazem experiências com alimentos para descobrir sua composição e, com isto, entendem qual o papel de cada nutriente no organismo. "Sempre que possível, utilizamos os temas estudados em sala de aula para reforçar aos alunos a importância de uma boa alimentação" explica Dulcinéa Machado, diretora da Unidade Caiubi.

MUDANÇAS DE HÁBITOS

Luiz Trientini, diretor da Unidade Alphaville, conta que todas estas ações da escola têm possibilitado uma maior aceitação dos alimentos saudáveis pelos alunos. "Já observamos mudanças de hábito significativas. A cantina tem registrado um consumo muito maior de frutas e de sanduíches naturais. Os pais também têm participado ativamente. Estamos comemorando os resultados positivos. A tendência é que, a cada dia, eles sejam ainda melhores", comemora. Pelo visto, a equipe do Pentágono está vencendo o desafio e mostrando que comer bem é mais fácil e gostoso do que parece.

Fonte: CGC Comunicação
Júnia Xavier - junia@cgccomunicacao.com.br
Tels: (11) 37221164 e 37223624


Leitura adicional:
Alimentação Saudável
Pirâmide alimentar - Dieta saudável equilibrada e balanceada
Obesidade Infantil



Nutrição

Item Ceia de Natal Saudável e Saborosa

Item Desintoxicação na alimentação

Item Ressaca - Dicas para evitar

Item Carboidratos

Item Vitaminas - Deficiência, efeitos colaterais, suplementos

Item Café da manhã e cereais integrais

Item Dicas de Nutrição

Item Manter o organismo aquecido sem exagerar na alimentação

Item Glúten na dieta

Item Lanches Saudáveis para a Bolsa

Item Ácido Fólico para o Cérebro

Item Lanche saudável pra meninada

Item Alimentos Industrializados X Carências Nutricionais

Item Abacate aumenta o colesterol?

Item Tomar ou não um polivitamínico

Item Alimentação X Vida Moderna - Perfil alimentar dos brasileiros

Item Ácidos Graxos Poliinsaturados - ômega-6 e ômega-3

Item Alimentação com saúde para crianças menores de dois anos

Item Supermercados: centros de saúde e beleza

Item Doses de Beleza na Dieta

Item Gorduras saturadas, colesterol HDL, LDL, trans, hidrogenadas

Item Máquinas automáticas, práticas mas traiçoeiras

Item Vegetarianismo - ser Vegetariano

Item Probióticos

Item Frutas para Revitalizar

Item Calorias por trás da Ceia de Natal

Item Prazeres e Levezas para as Ceias de Natal e Reveillon

Item Frutas - Renda-se aos seus Encantos

Item Gorduras Trans - Blitz nas Margarinas

Item Complementos Funcionais

Item Coloque Saúde na Lancheira das Crianças

Item Desmame Saudável dos Bebês

Item Vegetariano radical

Item Sal - Quando o sódio é importante

Item Educação Alimentar nas Escolas

Item Para cada Vinho uma Taça


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato