Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Arroz e Feijão - um casal perfeito

O brasileiro está trocando o hábito super saudável de comer arroz e feijão pelas refeições rápidas lotadas de gorduras. De acordo com o IBGE, o consumo médio diário destes alimentos, por pessoa, passou de 120g (em 1987) para 107g (em 1996).

Quando se fala em arroz + feijão, logo todo mundo pensa em carboidratos. Só que essa dupla tem muito mais pra oferecer ao prato do brasileiro. Veja!

VALORES NUTRICIONAIS

Os aminoácidos que o feijão possui, o arroz não tem e vice-versa. Quando consumidos juntos, arroz + feijão se complementam harmônicamente e formam um "casal" com ótimo valor proteico no prato do brasileiro. Ambos fornecem os aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). A proporção ideal entre arroz e feijão é de 2 porções de arroz para 1 porção de feijão.

O arroz além de ser fonte de energia devido ao alto teor de amido, fornece Vitaminas do complexo B e Minerais como Selênio, Zinco, Ferro e Potássio.

O feijão fornece fibras solúveis que modulam os níveis da glicose sanguínea, regularizam o hábito intestinal e colaboram na redução dos níveis de colesterol sanguíneo. Contém também Ferro "não heme", forma encontrada nas fontes vegetais e de menor absorção pelo nosso organismo. Entretanto, quando na mesma refeição são consumidos alimentos fontes de Vitamina C (laranja, kiwi, acerola, tomate, abacaxi, maracujá), o Ferro "não heme" tem sua absorção aumentada.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL

* ARROZ BRANCO COZIDO (Porção de 100 gramas)

Calorias = 124,69
Carboidratos = 25,47 gramas
Proteínas = 2,32 gramas
Gorduras = 1,18 gramas
Fibras = 0,49 gramas

* ARROZ INTEGRAL COZIDO (Porção de 100 gramas)

Calorias = 76,76
Carboidratos = 14,56 gramas
Proteínas = 1,50 gramas
Gorduras = 1,34 gramas
Fibras = 0,66 gramas

* FEIJÃO COZIDO 50% GRÃO/CALDO (Porção de 50 gramas)

Calorias = 30,5 gramas
Carboidratos = 4,15 gramas
Proteínas = 1,67 gramas
Gorduras = 0,80 gramas
Fibras: 2,10 gramas

Dica: Para minimizar a formação de gases intestinais (flatulência) provocada pelo feijão, recomenda-se deixar o grão de molho em água, de 6 a 8 horas, antes do cozimento. Nesse período, a água de remolho deve ser trocada mais de uma vez.

PORQUE O ARROZ INTEGRAL É MELHOR DO QUE O REFINADO?

Alimentos refinados não têm farelo nem germe, o que significa que a maior parte da vitamina B, certos minerais e fibras foram retirados. Todos os grãos e cereais contêm principalmente carboidratos, mas geralmente os integrais têm de três a sete vezes mais fibras do que cereais refinados. Quando se come alimentos refinados, os carboidratos viram glicose rapidamente e entram na corrente sangüínea. No caso dos integrais, como têm a fibra intacta, os carboidratos demoram mais tempo para serem absorvidos. Isso ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, aumenta a sensação de saciedade e adia a fome.

Texto de Marília Fernandes - Consultoria feita à matéria "Feijão com Arroz e identidade nacional" da Revista Bonifácio de Janeiro de 2005


Leitura adicional:
O porquê do arroz e feijão
Feijoada Saudável
Anemia
Anemia ferropriva - Deficiência de ferro



Seções
Alimentos
Cabelos
Cardiologia
Dentes brancos e saudáveis
Dietas
Estética
Exercícios físicos
Mulher
Nutrição
Nutrição Esportiva
Notícias sobre saúde
Obesidade e Emagrecimento
Patologias
Patologias e alimentação
Pele saudável
Receitas de culinária light
Saúde Geral
Sexo e saúde

Alimentos
Item Frutas secas - Avelã, Castanha de Caju, do Pará, Damasco, Noz, Pistache, Tâmara
Item Banana Verde
Item Frutas vermelhas e saúde
Item Chlorella para desintoxicar
Item Melancia - um frescor rejuvenescedor
Item Oleaginosas
Item Alimentos Funcionais
Item Chás - Chá Calmante, Emagrecedor, Digestivo e Diurético
Item Alimentos Funcionais - Alimento funcional e direito do consumidor
Item Própolis e produtos apícolas
Item Linhaça
Item Berinjela
Item Caldos, sopas, fondues, vinhos e chás
Item Iogurte é tudo de bom
Item Os Tomates se revelaram
Item Broto de feijão-mungo
Item Com que Leite eu vou?
Item Carboidratos que fazem bem - oligossacarídeos
Item Alimentos calmantes
Item Flores comestíveis
Item Ervas e Especiarias para a Saúde
Item Frutas, legumes, verduras e grãos na alimentação
Item Alimentos para crianças - O que colocar na lancheira
Item Carboidratos e grãos integrais
Item Suco noni
Item Sucos - Suco de pêra, abacaxi, maçã, açaí, guaraná, laranja
Item Chocolate
Item Carne de Avestruz
Item Pequi
Item Mel - Antiobiótico Natural
Item Azeite de Oliva - Benefícios para a saúde
Item Geléia Real - néctar para a saúde
Item Arroz e Feijão - um casal perfeito
Item Peito de peru ou blanquet?
Item Pescado - consuma com segurança
Item Mandioca - Melhoramento do tubérculo para a dieta




Saúde Esportiva - © 2007-2012 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato