Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Anorexia e Bulimia

Quantas calorias tem um copo d`água? Estranha pergunta, não? Mas esta é uma dúvida que, muitas vezes, atormenta quem tem algum transtorno alimentar.

Consideradas pela Organização Mundial da Saúde como trastornos mentais e de comportamento, a anorexia e a bulimia são enfermidades que afetam principalmente as mulheres jovens.

"A adolescência é um período de maior demanda emocional. Os adolescentes que têm vulnerabilidade na estrutura de personalidade estariam, então, mais sujeitos a ter transtornos alimentares" (Angélica Claudino, coordenadora do Proata).

"Todos estamos sob influência da mídia, mas nem todos desenvolvemos distúrbios porque, na verdade, é necessário mais de um fator de risco para que a doença ocorra. Existem os fatores biológicos (e até genéticos), os familiares e os socioculturais. (Alícia Cobelo, psicóloga do Ambulim).

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANOREXIA E BULIMIA?

Segundo a última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico (DSM-IV,1994) da Associação Americana de Psiquiatria, a Anorexia Nervosa caracteriza-se por: recusa em manter o peso corporal dentro do mínimo esperado para a idade e a altura; medo intenso de engordar ou de se tornar obeso (mesmo apresentando déficit e desnutrição); distorção da imagem corporal ou negação da gravidade de sua condição nutricional; amenorréia primária ou secundária (irregularidade ou ausência da menstruação).

A Bulimia Nervosa define-se pela presença freqüente de compulsão alimentar, com ingestão, em um período curto de tempo (menor que 2h), de grande quantidade de alimento. Esses episódios são acompanhados de sentimento de perda de controle sobre a quantidade de alimentos ingeridos e seguidos, freqüentemente, por eventos compensatórios para prevenção de ganho de peso (vômitos provocados, uso de laxantes, diuréticos, inibidores de apetite, enemas, realização de exercício excessivo, jejuns etc.). A distorção da imagem corporal também está presente na Bulimia Nervosa. Os pacientes podem ter muita semelhança com os que têm Anorexia Nervosa: possuem medo de ganhar peso, desejam perder peso e apresentam nível equivalente de insatisfação com seu próprio corpo.

GRUPO DE RISCO

Os transtornos alimentares acometem principalmente pacientes jovens (12 a 25 anos) e do sexo feminino (90% dos casos), sendo que indivíduos envolvidos em atividades que exigem manutenção da forma física estão sob maior risco para o desenvolvimento desses quadros. Estatísticas internacionais apontam uma prevalência de anorexia nervosa de 0.5 a 1% e de bulimia nervosa de 1 a 3% entre mulheres jovens (APA, 1994).
Frequentemente, os transtornos alimentares acham-se associados aos transtornos afetivos e ansiosos, e ao abuso de álcool e drogas (Halmi et al., 1991; Braun et al., 1994; Rastam et al., 1995).

TRATAMENTO

É necessário uma equipe multidisciplinar fomada basicamente por médico, nutricionista, psiquiatra e psicológo. O profissional da saúde que atua isoladamente pode colocar em risco a vida do paciente que, normalmente, costuma omitir seus sintomas.

Referência bibliográficas
1. OLIVA, CARLOS ALBERTO; FAGUNDES, ULYSSES - Aspectos clínicos e nutricionais dos transtornos alimentares. Centro de Estudos - Departamento de Psiquiatria - UNIFESP/EPM. Disponível em:
http://www.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/atu1_06.htm. Acessado em: 17/08/2004.
2. AZEVEDO, ANGÉLICA M. CLAUDINO - Programa de Transtornos Alimentares. Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica UNIFESP/EPM. In: Psychiatry online. Disponível em: http://www.priory.com/psych/angelica.htm. Acessado em: 17/08/2004.
3. Folha de São Paulo, 25/03/2002. Distúrbios alimentares crescem entre jovens e ganham exposição na TV.

Texto de Marília Fernandes


Leitura adicional:
Anorexia Nervosa
Bulimia nervosa
Tratamento da bulimia e anorexia - Perguntas e respostas
Compulsão alimentar na bulimia nervosa
Anorexia e bulimia- Perguntas e respostas



Obesidade e Emagrecimento

Item Sobrepeso e obesidade - Riscos à saúde

Item Sibutramina e doença cardiovascular

Item Obesidade na infância e doença cardíaca na fase adulta

Item Barriga e impotência sexual

Item Anfepramona ou dietilpropiona - Efeitos

Item Remédios para emagrecer

Item IMC - Índice de Massa Corporal - O que é, como calcular, tabela

Item Cloridrato de Sibutramina - Efeitos

Item Gordura abdominal e risco de doenças cardíacas

Item Como manter a forma nas viagens de férias?

Item Cirurgia bariátrica contra obesidade - Banda Gástrica

Item Cereais integrais e regulação de peso corporal

Item Emagrecimento no inverno

Item CLA - Ácido Linoleico Conjugado

Item Exame de Bioimpedância

Item Excesso de Peso e Osteoartrite

Item Criança com obesidade exige atenção

Item Quer queimar calorias? Capriche no Desjejum

Item Calorias da happy hour

Item Emagrecer, auto-conhecimento e auto-estima

Item De olho nas crianças obesas

Item Efeito ioiô

Item Turbine seu metabolismo para emagrecer

Item Anorexia e Bulimia

Item Qual a diferença entre Diet e Light

Item Fibras - Equilibre o Prato e a Balança

Item Lipoaspiração não é método para emagrecer

Item Sono de menos, quilos a mais

Item Anorexígenos

Item Percentual de Gordura Corporal Ideal

Item Barriguinha que exige cuidados

Item Cirurgia de Redução do Estômago

Item Soja contra obesidade infantil

Item Anorexia x Dinâmica Familiar

Item Lipo não dispensa Dieta e Exercícios


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato